24/03/2009


Fico atónito: como é possível que se queira perder eleições?

É o que parece querer António Costa, pois não acerta uma na ânsia, compreensível, de querer mostrar obra feita. Mas em vez de mostrar obra no dia-a-dia (limpeza das ruas, reabilitação urbana em vez da manutenção de demolição-obra nova-promotores do costume, arborização massiva da cidade, 'limpeza Tide' aos serviços, asfaltamento das ruas esburacadas, tomada de posição forte à política de 'vandalismo de Estado' - Coches, Penitenciária, Dona Estefânia, contentores, etc.), e deixar a estupidez para quem é estúpido por natureza, toca de ter iniciativas duvidosas, como esta do restaurante panorâmico ou como o IPO na Belavista.

E depois, essa assombração, de pensar que JSF lhe trará alguns dividendos quando tocar a votar. Credo! Vade retro satanás.

13 comentários:

Anónimo disse...

que avaliação mais subjectiva e pessoal...e tendenciosa

Paulo Ferrero disse...

Será isso tudo, mas anónima é que não.

Anónimo disse...

Partilho da mesma opinião do Paulo Ferrero e ainda penso que foi bastante comedido na sua apreciação. Só tenho pena é que, apesar da sua actuação medíocre, exista a possibilidade do actual Presidente da CML seja reeleito. Só gostaria que as pessoas percebessem o risco enorme de ter um alcaide da mesma cor política do governo maioritário e extremamente comprometido com o mesmo governo já que ele saiu da porta de um ministério directamente para os Paços do Concelho. As posições do Sr. Presidente da CML em obras de tal envergadura e onerosidade para Lisboa como aquelas que o Paulo Ferrero descreveu provam que a sua avaliação é tudo menos subjectiva.

A.lourenço disse...

Esta proposta até pode ter um argumento válido, a questão dos sismos, mas não passa disso, de um argumento. O principal interesse é económico e politico e o PF de Monsanto não pode ser gerido por pessoas com esta visão. Tem um valor demasiado elevado para ser visto apenas do ponto de vista economicista ou do egoísmo político.

Anónimo disse...

Siza Vieira, do lóbi internacional do betão, vem defender as posições de perfeito obscurantismo cultural que querem descacterizar o Museu dos Coches. Ah, sempre a sede de dinheiro e as trocas de favores: projectou o museu de Porto Alegre, Brasil, agora temos de agar.
Há que desmascarar a face "culta" destes senhores, na verdade uns ignorantes da história da arte, e sempre dispostos a ganhar dinheirinho à custa da destruição do património.

Anónimo disse...

E a ciclovia entre o Cais-do-Sodré e Belém, que o Costa prometeu para o início do Verão, já começaram as respectivas obras? É que já faltam menos de três mesitos...

Anónimo disse...

está em execução sim...além de outras na zona norte, entre benfica e telheiras

Anónimo disse...

É pena que este grande arquitecto, (que o é), não se reduza a fazer boa obra e venha defender, encomendado e em notório comprometimento com alguns lobies de influência, certas posições que mancharão para sempre, a sua genealidade intelectual.
Aconteceu no Porto, na Av dos Aliados, onde teve de emprestar o seu nome á pressa ao amigo, também arquitecto, antes que o povo "estúpido" e "obscuro", os crucificassem.
Em Madrid, safou-se de levar nas lonas da baronesa Thyssen e do furioso e também "obscuro" povo, quando quis deitar abaixo inúmeras árvores centenárias, que por lá estavam a estorvar a sua requalificação urbana.
E agora com os "coches"?!
A continuar assim, arrisca-se a passar para a história como um dos principais defensores da descaracterização do património histórico.

Anónimo disse...

Será melhor António Costa perguntar a Rui Rio as noites que passou sem dormir e o que teve de “engolir” para segurar a miséria de projecto de reabilitação do arq. Siza, para a Av. dos Aliados, com a justificação que era de autor consagrado, contra todo o povo que defendia o património da Avenida.
Só depois da obra feita é que percebeu o que devia ter percebido em projecto: que foi uma GRANDE ASNEIRA.
E já se desculpou ao povo, que não lhe perdoa, pois já ninguém vai devolver aquilo que lá se perdeu, e fazia parte da nossa cultura; que o arq. Siza destruiu – pavimentos, árvores, contexto, sentido espacial próprio e o hábito de frequência que o povo lá tinha; e fazia também parte da nossa memória do local.
Isto só para colocar lá: “a sua cultura”!
Por isso, não esperemos novo crime cultural para perceber que o foi.
Que o Dr. António Costa perceba isso a tempo de o evitar, e não como aconteceu ao outro.
O Siza é muito bom, mas nisto não é exemplo.
Ele que vá fazer obras novas, aqui ou no Brasil, mesmo num pacote de trocas Luso-Brasileiro de Fundações e Museus.
Chamem a Polícia, que nos fazem mal!

Anónimo disse...

É pena que o JSF e a Roseta estejam tão caladinhos. Será que já estão comprometidos com a grande união à esquerda para as autárquicas de 2009?

Anónimo disse...

Bem, a genialidade de Siza Vieira ... quase todos os textos sobre a sua obra são laudatórios, dos "amigos das trocas" ou de jornalistas do lóbi.
Será genial o mamarracho dos Terraços de Bragança, vista do rio (e não só)uma nódoa na colina do Chiado, contrariando as funcionalidades e a paisagem urbana: relva nas coberturas em vez de telha, cerâmica sanitária nas fachadas, negação da loja de comércio junto à rua-passeio, traseiras voltadas para a rua e salas voltadas para o interior, tudo isto destruindo parte da Muralha Fernandina com mais de 600 anos.
Aliás, se repararem, Siza Vieira contraria sistematicamente funcionalidades da vivência portuguesa de cidade, a graciosidade das fachadas (substituídas pela frigidez) e a própria relação casa/rua (janela só vão, brutalidade das superfícies, esquinados agrestes)
Estes senhores empresários(Siza, Graça, Moura, etc , revivalistas do neoplasticismo), que construam na Expo e em zonas novas, deixem a cidade histórica em paz ! Estão a tornar-se CARRASCOS DO PATRIMÓNIO, só aparecem quando as promotoras precisam de NOMES para verem aprovados crimes urbanísticos.

Anónimo disse...

O coitado do Costa até já começou a colocar na cidade uns dizeres que apenas fazem lembrar aquelas do Santana, do género «Já viram como Lisboa está mais bonita?».

Julio Amorim disse...

"só aparecem quando as promotoras precisam de NOMES para verem aprovados crimes urbanísticos."

Pois....lembram-se das "Torres do Siza" ali ao pé da Ponte? Era só para abrir caminho para outras "alturas".
Argumento do Sr. Siza: "apoio do tabuleiro da ponte".....
A cidade histórica para certa gente, é fonte de lucros! Mais nada.