21/03/2009

Comemorações do dia Mundial da floresta I -Parque Florestal de Monsanto





Como nos anos anteriores, decorreram e bem, hoje em Lisboa as comemorações do dia mundial da floresta, que tiveram como palco a alameda Keil do Amaral no Parque Florestal de Monsanto. O parque florestal de Monsanto representa para toda a cidade uma mais valia fundamental em todos os aspectos e é cada vez mais procurado pelos Lisboetas que buscam sossego e o contacto directo com a natureza.
Neste dia são convidadas crianças e jovens que ouvem dos responsáveis políticos palavras de incentivo á protecção da natureza e á educação ambiental.
Seria bom que esses mesmos responsáveis políticos, de todas as forças politicas, durante o resto do ano, dessem o exemplo e fossem os primeiros a defender o parque Florestal de Monsanto contra toda a pressão a que é frequentemente sujeito e contra as atrocidades que contra ele são cometidas,tantas vezes com a conivência desses mesmos responsáveis politicos.

2 comentários:

Julio Amorim disse...

Monsanto é uma maravilha subaproveitada mas, está lá prontinha para arrancar para dias melhores. A visão de quem criou este espaço..era ENORME e, Lisboa ficou eternamente agradecida. Monsanto é o melhor desta cidade!

Anónimo disse...

Tem toda a razão. A visão de quem o criou era enorme e Lisboa ficou-lhe eternamente agradecida. E não foi só o parque de Monsanto: foram,as avenidas de Roma, João XXi, a bairro de Alvalade, o aeroporto, as gares marítimas, o Instituo Superior Técnico etc. Raramente acontece haver um homem com tanta visão e tanta vontade de realizar obra qualificada e inteligente como o Eng.º Duarte Pacheco, pouco lembrado por ter trabalhado na época do Estado Novo e ter morrido com apenas 43 anos.
Mas o parque de Monsanto degradou-se muito e, honra lhe seja feita, foi durante a gestão de Santana Lopes que o parque foi devolvido à cidade.