26/03/2009

O autocolante contra o desrespeito dos automobilistas

Um grupo de Lisboetas arrancou esta semana com uma iniciativa contra o estacionamento abusivo que perturbe os peões. Este e tantos outros blogues estão cheios de exemplos disso em Lisboa, desde passadeiras obstruídas, a ruas onde os passeios estão totalmente ocupados por automóveis obrigando os peões a caminhar perigosamente na rua.

Fartos do total desrespeito de muitos automobilistas (alguns nem percebem que o seu comportamento possa ser grave), fartos do sentimento de impunidade de quem comete esta ilegalidade e violação dos direitos dos mais fracos na cidade, fartos dos discursos autárquicos de tolerância zero que não passam de discursos, fartos da conivência terceiro-mundista das autoridades policiais, este grupo sentiu que não tinha outra saída senão uma acção em força. Inspirados numa experiência grega muito semelhante, e com muito êxito em Atenas, criaram o seguinte autocolante:

Mais informações na página da iniciativa: passeiolivre.blogspot.com

46 comentários:

Anónimo disse...

excelente

Anónimo disse...

Onde se podem arranjar estes autocolantes? Quero fazer uma encomenda de 2000 (devem chegar para 2/3 semanas). Obrigado

Julio Amorim disse...

Alguma coisa se tem que fazer! Espero que sejam daqueles lixados de retirar (mas que não estragam nada)!

Apoiado!

Ricardo Silva disse...

Aproveito para dizer que já vi uns destes bem colados nos vidros de automoveis que estavam em cima do passeio em Entre-Campos. Achei excelente! E fiquei com a sensação que nao seria fácil retirá-los. É mesmo para aprenderem a lição!

Lesma Morta disse...

Acho uma ideia arrepiante a de se combater a falta de civismo com outra falta de civismo que é o de colocar os ditos nos vidros que bem se sabe pode levar a ter de ser retirado à faca e riscar o vidro todo. De caminho porque não se pede à CML que legisle sobre a propaganda desmedida nos vidros dos automóveis que provoca o mesmo estrago e aínda conspurca as ruas?

Nelson disse...

Aproveito apenas para rectificar o link da experiência grega.

http://www.streetpanthers.gr/english.htm

Cumprimentos,
Nelson

Anónimo disse...

"pode levar a ter de ser retirado à faca e riscar o vidro todo"
E os danos no passeio ficas contente de pagar com os teus impostos?

Lesma Morta disse...

Note-se a propósito do meu anterior comentário que sou favorável à campanha. Não concordo é que se cole o dito autocolante no vidro dos automóveis.

Anónimo disse...

os autocantes saiem, é claro!

não exagerem...

e as fitas nos carros bloqueados? são uma falta de civismo também? lol

Passeio Livre disse...

Foram colocados alguns dos comentários aqui feitos no blog que serve de suporte à iniciativa.

Convidam-se os interessados a deixar-nos as suas opiniões.

Miguel Carvalho disse...

Nelson S,
obrigado pela correcção

Lesma Morta,
julgo que colar no autocolante na porta seria bem pior. Mas acho que o grupo está aberto a alternativas.
Nem me vou referir à sua comparação entre as 2 "faltas de civismo", uma que é um autocolante e outra que obriga os peões a caminhar na rua e arriscarem a sua vida.

Anónimo disse...

Por zeus, Lesma Morta! O autocolante sai com álcool ou super gel, qual faca, qual quê.
E enquanto se afadigam nesse labor, sempre vão pensando que talvez seja pior andar aos ziguezagues pela estrada a evitar os carros estacionados no passeio.

Lesma Morta disse...

Enquanto se preocupam em destruir a minha argumentação pense-se em construir a casa pela base ou seja: é certo que a cidade já não está preparada para os milhares de carros que nela circulam e estacionam. Nem mesmo à noite é fácil encontrar lugar quando chegamos a casa. O drama é que os carros aumentaram mas os estacionamentos não. Limitou-se a procurar regular o estacionamento através de parquímetros e a construir alguns parques de grandes dimensões o que obviamente não resultou. Terá de se pensar e exigir uma politica concertada de transportes, com silos automóveis junto aos principais interfaces de acesso à cidade para que aí sim se possa exigir aos automobilistas que vivem nas áreas limítrofes, que não tragam os seus carros para a cidade. Outra coisa a fazer e que este mesmo blog já propôs em tempos, são pequenos parques subterrâneos sem grandes dimensões pois disso naturalmente não há necessidade, desde que sejam muitos mais (veja-se a este propósito por ex. o caso de Madrid). A ideia da sensibilização que pretendem levar a cabo parece-me de facto excelente. até porque tudo o que seja acto de cidadania eu apoio, porém o colar autocolantes nos carros infractores parece-me de facto excessivo.

Lesma Morta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Carvalho disse...

Lesma Morta,

Como disse, julgo que o grupo está aberto a alternativas. Percebo que não concorde com o local onde se coloca o autocolante, mas o que sugere? Estou a ser sincero quando peço a sua contribuição.

Concordamos no essencial no problema do estacionamento. Acrescento só que há imensos parques de estacionamento livres à noite, porque ainda não se aceitou que tal como uma loja, uma esplanada, um contentor, uma família, etc. têm que pagar pela ocupação do espaço urbano, o automóvel tem que fazer o mesmo.
Digo ainda que o número de automóveis por habitante nos centros de muitas cidades europeias é em geral muito baixo. Quem tem o benefício de morar no centro tem que entender que o privilégio de ter uma excelente localização e excelentes transportes, tem um preço. E não consta que os centros destas cidades estejam ocupados por pobretanas.


Agora há aqui uma questão MUITO essencial, que você tal como a grande maioria das pessoas com quem discuto estas questões não entende (não me leve a mal, a culpa não é sua, é dos próprios valores da sociedade). Este post NÃO é sobre o problema do estacionamento. O autocolante não tem a ver com a falta ou âbundância de estacionamento. O autocolante tem a ver com o comportamento dos automobilistas que criam um problema aos peões.

O problema do estacionamento é exclusivo dos automobilistas, mas estes passam a batata quente para os peões (os peões nem estacionam!). Resolva-se o problema dos automobilistas. Agora não chame os peões ou esta iniciativa ao barulho.

Cumps

Anónimo disse...

Esses autocolantes são manifestamente desnecessários porque eu ouvi com estes que a terra há-de comer o presidente António Costa prometer repetidamente que ia acabar com o estacionamento selvagem em Lisboa e qualquer um sabe que ele não mente.

Lesma Morta disse...

Repare caro Miguel. O que não concordo é com o colar os autocolantes que tal como dizem no vosso blog “deve ser colocado no vidro lateral do veículo (carro, pesado), nunca no frontal porque os restos do autocolante podem dificultar a visão do condutor, se o autocolante não for devidamente retirado” o que só por si constitui a presunção de que pode na realidade não sair com facilidade ou mesmo danificar o vidro como já me aconteceu com publicidade que uma vez molhada, quando secou ficou impressa literalmente no vidro, danificando-o. Esperemos que isso não aconteça até porque, como estão a sugerir que as pessoas imprimam o papel, se não o fizerem em papel autocolante podem danificar e ser responsabilizados pelos danos. Porém acho que a iniciativa é de facto de louvar e demonstra preocupação cívica o que muito aprecio.
Particularmente, não obstante ser um condutor respeitoso das mais básicas regras como as que defendem, espero nunca ver um qualquer individuo a colar-me seja o que for no vidro do carro. Sabem que até a PSP está a por isso de parte optando pelas fitas pelas mesmas razões que apontei?

Miguel Carvalho disse...

Caro Lesma Morta,
obrigado pelo apoio.
Mas insisto, tem sugestões alternativas?

Quanto aos restos no vidro, não lhe sei dizer nada. Porque não vi nenhum autocolante, não colei nenhum autocolante, nem o devo vir a fazer nos próximos tempos.

Anónimo disse...

O gajo que me colasse um autocolante no carro a seguir levava com ele na testa. Ia ter muito prazer em vê-lo fazer depilação a uma das sobrancelhas. Aposto que ia logo tirar fotos para por no "aifaive" com o seu novo visual monosobrancelha...

Anónimo disse...

Tb quero uns 2000 destes!! Esta ideia é excelente!!

Anónimo disse...

Isso de estacionar nos passeios é uma epedemia nacional. Nao é so em lisboa que se vê dessas coisas tristes mas por todo lado.
Devia de haver uma politica firme das nossas autoridades a nivel nacional.
O que é que faz a PSP e a policia municipal?
Nada como é habitual. Estao mais habituados a comer cookies e donuts na esquadra.
Eu por minha conta pessoal ja estou farto de reprimir esses condutores verbalmente.
Uma coisa é verdade, o problema em lisboa esta mais avançado do que certos lugares de portugal .
Quando eu visitei lisboa a algums anos atras, fui de santa apolonia a rua das portas de santo antao a pé (ainda o metro nao estava em funcionamento) e fiz 60% do percurso pela estrada porque nao havia lugar nos passeios e ainda por cima tinha um enorme saco de viagem na mao e nas costas. Quase que ia sendo atropelado para ai umas 4 vezes, ridiculo a minha cabeça ia arrebentar nesse dia com tantos nervos.
Imaginem entao o turista civilizado que vê destas cenas, simplesmente ridiculo.
Ola a todo o pessoal no blogg.

Anónimo disse...

amigo de Santo Tirso: quando voltar a Lisboa, vai ver que esse percurso que fez a pé continua na mesma. MAS agora já pode fazê-lo equipado com uma mão cheia destes autocolantes!

Anónimo disse...

Nem percebo como alguém consegue defender uma ideia como esta, completamente terceiro mundista, e não me venham dizer que terceiro mundista é estacionar em cima do passeio porque isso é mais que obvio, enfim, com ideias maravilhosas destas aplaudidas de pé só me convenço cada vez mais que merecemos o pais que temos.

Anónimo disse...

o senhor, ou senhora, que acabou de escrever, não deve concerteza andar a pé por Lisboa há muito tempo... só assim se percebe a sua tolerância ao estacionamento selvagem que não pára de aumentar e à falta de iniciativas da sociedade civil (já que as autoridades se mostram de ano para ano cada vez mais incapazes de controlar o problema)

Julio Amorim disse...

Alternativa:
Um texto no autocolante, em como se retira sem causar danos!

Ou se faz alguma coisa, ou vamos todos ainda desaparecer deste mundo...e Lisboa continua com carros nos passeios. Basta de conversa fiada e pantufinhas.

Anónimo disse...

Para alguns o que precisavam era dos pneus furados...para aprenderem a respeitar os passeios...

Lesma Morta disse...

Penso que um folheto no pára brisas, bem visivel, no da frente ou no de tras é mais civilizado, sem danos e aí eu que era capaz como um dos anónimos anteriores tambem não gostar de ver ninguem a colocar-me um autocolante no vidro pois se não temos o direito de estacionar indevidamente, também não temos o direito de tomar tal atitude em propriedade alheia.

Anónimo disse...

Quanto a este ultimo comentario e visto noutro blog:

"Finalmente chegou o substituto do pára-brisas levantado, do pneu esvaziado, do risco na pintura e da pastilha elástica na fechadura (muito old school) através de um autocolante que se espera mais consequente que essas demonstrações de ressaibo pedonal - afinal, os peões sempre tiveram razão mas nunca ninguém ligou a isso."

roubado ao bicicleta na cidade

Lesma Morta disse...

pois é caro amigo do comentário anterior a respeito aínda do comentario que lhe antecede. Nestas coisas das opiniões, mau mesmo é não ter nenhuma.

Anónimo disse...

coitadinhos dos automobilistas prevaricadores.

infrigem a lei e ainda são aborrecidos com um autocolante.

que país este em que este coisas acontecem.

que interessa que as passadeiras sejam tapadas e que as pessoas tenhamd e circular da estrada? são apenas mais duas infracções legais e regulamentares...nada mais.

que selvagens, perante isto, colarem um autocolante no vidro...

......

oh pá! cresçam e calem-se! figuras tristes!

é mesmo um país pequenininho de gente pequenininha...

Julio Amorim disse...

Por sermos um país de "gajos porreiros" e tolerantes, é que este problema nunca se resolve.... por o contrário: PIORA!

Anónimo disse...

Meu amigo, gente pequenina é quem não tem mais nada para fazer do que andar a colar autocolantes no que é dos outros.

Gente pequenina é quem acha que "prevaricações" se combatem com outras prevaricações.

Anónimo disse...

Óbvio que o anónimo das 3:42 pertence à "gente grande".

Lesma Morta disse...

Ponham uns folhetos com a informação mas não autocolantes. É que se já se deram conta, estes que propõe não são na realidade autocolantes. São papeis que todos somos convidados a imprimir, arranjar cola e colar no vidro dos carros. Ora está bom de ver que, tratando-se de folha de papel normal, quendo seca a cola será muito dificil de tirar. Assim sendo,embora concorde com o protesto, não concordo com a forma.

JC disse...

E assim passamos a ter um novo tipo de crime, para as estatísticas:

- O Fixing jacking

Sujeito a apanhar um par de estalos dos donos dos carros.

Julio Amorim disse...

Acho uma maneira super-pacífica de reivindicar os direitos de cidadão, negados, diariamente, por milhares de prevaricadores egoístas. Difícil de retirar? Eu diria "that`s the point". Mas..usando um colante à base de água, com a mesma, ou álcool, leva uns minutos a retirar. Falem com os cegos e deficientes motores desta cidade que, até agora
(em mais de 30 anos), tiveram apoio zero das autoridades para resolver esta vergonha.

Filipe Melo Sousa disse...

É claro que o sr. Lesma Morta pode falar de alto. Graças ao privilégio de ter uma renda de casa à borla à conta dos contribuintes, resta-lhe dinheiro para poder pagar uma avença mensal no parque da Alameda.

Assim tem tempo de sobra para poder dizer mal de quem não tem esse privilégio e não pode pagar a roubalheira dos parques públicos. Mas que mesmo assim precisa do carro para ir trabalhar e poder pagar impostos que sustentam os gulosos como o sr. Lesma Morta. Nada como cuspir no prato onde se come.

Anónimo disse...

mas o que é que este comentário tem a ver com a discussão? Porquê pessoalizar uma questão destas? Que falta de estilo, que visão tão limitada: Os que têm carro trabalham, os que andam a pé vivem à custa dos outros.

Então e eu que vou a pé ou de bicicleta para a empresa que fundei, que cria postos de trabalhos, sou alguém que vive à custa do outro porque não utilizo o carro?

Isto é desconversar. O que está em causa é o estacionamento abusivo, quer seja cometido por pessoas que utilizam o carro para trabalhar, passear ou namorar.

Filipe Melo Sousa disse...

ah bom, agora estou mais descansado. pensava que o amigo tinha fundado daquelas empresas que não criam postos de trabalho. é que elas existem, recebem uns subsídios, e quando vão lá as finanças certificar-se mete-se lá uns arrumadores a fazer de empregados.

mas estou curioso em saber qual o grande empregador lisboeta que emprega bikers, e qual o percurso que estes usam para atravessar a óptima, plana e ciclável cidade de lisboa.

Miguel Carvalho disse...

Lesma Morta disse...

> Penso que um folheto no pára brisas, bem visivel, no da frente ou no de tras é mais civilizado, sem danos e aí eu que era capaz como um dos anónimos anteriores tambem não gostar de ver ninguem a colocar-me um autocolante no vidro pois se não temos o direito de estacionar indevidamente, também não temos o direito de tomar tal atitude em propriedade alheia.

Devo dizer que inicialmente também me pareceu que um folheto teria um efeito melhor. Mas a grande maioria dos automobilistas nem sequer olha para eles...

No que toca a propriedade alheia, eu não compreendo a dicotimia - muito comum em Portugal - entre o desrespeito à propriedade alheia e o desrespeito à propriedade pública. Não percebo por que é que a primeira é gravíssima, mas a segunda não é. Eu não estou a dizer que você mencionou isso, mas estava de certo modo implícito no seu parágrafo.

Lesma Morta disse...

Como queiram caro amigo. Como lhe disse não é assunto que valha a pena discutir já que, como disse, até concordo. Apenas entendo que a forma não é a mais correcta mas força.
Quanto ao Filipe M S há muito que se percebeu as suas intenções destabilizadoras pelo que nem sonhe que leva resposta.

Filipe Melo Sousa disse...

Nem espero resposta. Seria uma atitude demasiado honesta e demasiado corajosa para uma pessoa do seu carácter.

Você é livre de contribuir. Mas lá está, a liberdade de expressão inclui o contraditório. E cá estarei eu, sempre, para o lembrar das suas incoerências de discurso, de raciocínio, e de carácter.

Era só o que faltava que para além de levar mordomias à custa do contribuinte quisesse abafar a liberdade de expressão e de denúncia de tais situações.

Anónimo disse...

"Sujeito a apanhar um par de estalos dos donos dos carros."
Aí está o esplendor cultural dos automobilistas do nosso rectângulo mais próximo de África do que do resto da Europa...

Filipe Melo Sousa disse...

bem mais censurável é a atitude de quem vandaliza os carros dos outros. o dono do carro tem todo o direito de defender o seu património.

e já agora, fazendo um paralelo, de castigar com o seu para-choques todos os peões que atravessem fora da passadeira, ou que circulam na estrada quando o passeio é escasso.

Anónimo disse...

Ou está ocupado por carros.

nuno disse...

Gostaría de começar por dizer que acho a V. iniciativa bastante louvável.
Acho a idéia de tal forma genial que até a mim me apetece colocar um autocolante nas janelas das V. casas a dizer: "Aqui mora um génio!".
Nada me alegrou mais do que chegar ao meu carro e ver colado no vidro um autocolante de alguém, prepotente o suficiente para julgar quem quer que seja.
Mas vejemos as coisas pelo lado positivo...
Tal genial iniciativa, só pode ser causa da elevada taxa de desemprego que existe no nosso país: Mais desemprego, mais "pessoas" sem nada para fazer.
Então porque não chatear aqueles que estão a trabalhar?
Para terminar, vou só deixar uma sugestão...
Fazermos um autocolante para os senhores dos autocolantes a dizer: "Eu sou de um civismo exemplar e nunca deitei um papel para o chão, nunca cuspi para o chão, separo o meu lixo, não tenho carro para não poluir o ambiente, não deito beatas para o chão, ajudo sempre os mais necessitados, entre muitos outros...
HIPÓCRITAS!!!!