21/09/2009

Acessos a Lisboa e Porto vão ter corredores para carros com dois ou mais ocupantes

In Lusa

«Lisboa, 17 Set (Lusa) - Os acessos às cidades de Lisboa e Porto deverão ganhar no próximo Verão vias próprias para veículos com dois ou mais ocupantes, uma medida prevista nos planos para a melhoria da qualidade do ar destas duas regiões.

De acordo com os programas de execução dos planos de melhoria da qualidade do ar das regiões Lisboa e Vale do Tejo e do Norte, publicados quarta-feira em Diário da República, estes corredores especiais poderão funcionar em simultâneo com as vias para transportes públicos (BUS) em acessos com pelo menos três faixas de rodagem.

No caso da cidade de Lisboa, segundo disse à Lusa Francisco Ferreira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, que participa na coordenação do programa de execução da região de Lisboa e Vale do Tejo, todos os acessos deverão ganhar este corredor, à excepção da auto-estrada do Sul (A2).

"Estas vias serão introduzidas em todos os acessos à cidade, desde a auto-estrada de Cascais [A5], até ao IC19 [Sintra-Lisboa], passando pela auto-estrada do Norte [A1), à excepção da Auto-estrada do Sul, que pelas suas características, como termina em ponte, foi excluída", explicou. Francisco Ferreira explicou que a intenção é ter "corredores próprios para estes veículos, com troços ainda por seleccionar e que funcionarão apenas durante o período de ponta da manhã". "A entrada nas cidades é mais complicada do que a saída. Quase toda a gente entra no período entre as 08:00 e as 10:00, mas a saída do emprego é mais espaçada no tempo, entre as 16:00 e as 20:00", explicou. Francisco Ferreira adiantou igualmente que nos estudos que estão a ser feitos deverão igualmente ajudar a definir a extensão dos troços que receberão
este corredor especial e garantir "que esta via é atraente". "Não queremos ter uma via destas vazia nem entupida de carros e por isso ainda estão por definir os critério da 'alta ocupação', ou seja, se os veículos a autorizar serão carros com dois ou mais ocupantes ou com três e mais ocupantes", afirmou. "Todos esses dados devem ficar clarificados primeiro porque se a utilização desta via não implicar um ganho de tempo não vale a pena criá-la. É um terço da capacidade de circulação que está em jogo", acrescentou.

Segundo a calendarização prevista, o período experimental em Lisboa deverá começar em Junho de 2010 e prolongar-se por oito meses, até Janeiro de 2011. Além de veículos com dois ou mais ocupantes e de transportes públicos, este corredor especial poderá ser utilizado por veículos eléctricos, por serem os únicos sem emissões atmosféricas e porque são os que apresentam melhor desempenho ambiental em espaço urbano. O programa de execução resultou do trabalho de um grupo de especialistas de várias entidades, envolvendo representantes de vários ministérios e
secretarias de Estado, das comissões de coordenação e desenvolvimento regional, da faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e dos institutos de mobilidade e transportes terrestres e de infra-estruturas rodoviárias. O objectivo das Vias de Alta Ocupação é proporcionar uma viagem mais rápida durante os períodos mais congestionados de trânsito. A criação destes corredores especiais pretende ainda desincentivar o uso do
transporte individual, incentivar a utilização do transporte colectivo, bem como os modos de partilha de veículos (carpooling).

Fonte: Agência LUSA»

4 comentários:

Anónimo disse...

Um carro com duas pessoas alta ocupação? LOOOL

E a palhaçada dos carros eléctricos? Não chega já a quantidade estúpida de incentivos fiscais e outros que já tem? Qual é que é a vantagem? OK a poluição muda de sitio mas polui na mesma, ocupa o mesmo espaço, estaciona em cima do passeio na mesma, contribui para degradar o espaço publico na mesma! Para quê incentivar a sua entrada na cidade?

Anónimo disse...

Então e as bicicletas, também têm de ter dois ocupantes?

Anónimo disse...

ridiculo.
desde quando é que um carro com 2 pessoas está em "alta ocupação"

em vez de se preocuparem com coisas que realmente mudem o paradigma de mobilidade nas cidades continuam a pensar apenas à volta automovel.
assim nao da.

Unknown disse...

se estes carros super ocupados...

passam a poder circular nas faixas BUS lá vão os autocarros começar a circular ainda mais devagar.

acho que é uma medida errada permitir que estes carros circulem nas faixas BUS ou faixas especiais, pois como bem sabemos estamos em Portugal, ou seja até temos boas leis, mas ninguém as faz cumprir.