25/09/2009

Rotundas deixam de ter esculturas


In Sol Online (25/9/2009)
Por Sónia Graça


«As rotundas artísticas ou pseudo-artísticas que enxameiam o país vão ter novas regras. E isto porque se concluiu que, em muitos casos, as esculturas e outros obstáculos prejudicam a visibilidade e estão na origem de acidentes, avança a edição do SOL desta sexta-feira

Quem passa junto ao Hotel Turismo da Covilhã consegue atravessar praticamente a direito, sem curvar o volante, a pitoresca rotunda de acesso ao edifício – implantada numa estrada de forte inclinação e com uma microfloresta alojada no centro.

Não muito longe dali, no início da Estrada Nacional 18 (Guarda), os condutores deparam com uma rotunda de grande dimensão, com um colossal monumento em forma de ‘G’ cravado num terreno íngreme, formando o conjunto um autêntico empecilho à visibilidade na circulação.

Defeitos de concepção desta natureza vão passar a ser proibidos em todos os projectos de novas rotundas da rede rodoviária, assim que entrarem em vigor as novas regras consagradas no Manual de Dimensionamento de Rotundas – um documento elaborado pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Estradas de Portugal (EP).»

...

E aquelas que, simplesmente, são feiosas e inclassificáveis?

7 comentários:

joao pedro barreto disse...

"Rotundas deixam de ter esculturas" - pelo que depois se lê no post, este título é exagerado.

Não questiono os casos limite, como os citados no post. Falo das rotundas comuns, tal como a dedicada ao 25 abril, na fotografia:
- Uma rotunda é uma área pública imensa que é retirada a todos em favor dos automóveis
- Ao menos que se aproveite "do mal o menos" a possibilidade de a usar como oportunidade para algum artista expor a sua arte, e a partilhar com as pessoas

Se têm problemas de visibilidade dos condutores, etc, então *reduzam a velocidade junto da rotunda*, não tornem aquela área circular ainda mais desértica e inacessível.

Anónimo disse...

vao mandar o marques de pombal abaixo?

Anónimo disse...

Mas que mania de por decreto um organismo qualquer querer mandar no país inteiro. Esta gente é salazarista até à medula.

Rodrigo disse...

Vejam a bela obra feita na saída do acesso da via do infante para Tavira, já existia uma rotunda e fizeram obras para porem um lago, haja dinheiro...

Anónimo disse...

Com tanta rotunda não há artista que chegem...só faltava mais esta!

Miguel Drummond de Castro disse...

As rotundas são uma boa catacrese do espírito do insecto circular.

Maxwell disse...

Volto a perguntar o que perguntei a primeira vez que a noticia aqui foi publicada: Que acontece à rotunda do marquês e à do saldanha (ainda é rotunda?) e a do relógio? Vão demolir o viaduto?