18/09/2009

Santana admite extinguir Gebalis para gerir com privados a gestão de 77 bairros

In Público (18/9/2009)

«O candidato social-democrata à Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, afirmou ontem, em Lisboa, que irá extinguir a empresa que gere os bairros municipais, Gebalis, admitindo a criação de uma "nova entidade" em parceria com privados, caso vença as eleições para a autarquia lisboeta.

A candidatura "Lisboa com sentido" apresentou, no Centro Cultural de Belém, o programa de finanças de um "novo modelo de gestão" para a autarquia lisboeta, que refere o "reposicionamento ou até a extinção de empresas municipais". Santana Lopes afirmou que a única empresa municipal que taxativamente se compromete a extinguir é a Gebalis, que gere cerca de 23 mil fogos de 77 bairros municipais, entregando a sua gestão à Direcção Municipal de Habitação. "O que não significa que uma nova entidade não venha a ser criada, talvez em parceria com privados. É uma solução que está a ser estudada", afirmou.

Confrontado com a acusação do seu adversário nas eleições autárquicas, António Costa (PS), de que enquanto presidente de câmara teria usado as empresas municipais como "uma espécie de saco azul", Santana Lopes considerou que o presidente da câmara "se excedeu". Costa acusou Santana de ter usado a EPUL para contratar os arquitectos Frank Gehry e Jean Nouvel e efectuar pagamentos ao Sporting e ao Benfica, no âmbito dos projectos do Euro 2004, gastando 61 milhões de euros em iniciativas "que nada tinham a ver com o objecto social ou actividades" da empresa. "Não foram decisões minhas, foram decisões da câmara e da assembleia Municipal, com os votos do PS", contrapôs Santana Lopes, considerando que a contratação de Frank Gehry foi alvo de escrutínio mediático, mas que a Frente Tejo "escolhe arquitectos sem que a opinião pública saiba em que regime".

A "retoma do investimento", a promoção de "boas práticas de gestão", a "rentabilização do património", que passa pela venda de "bens ociosos", após uma "classificação" do património, segundo o seu interesse "histórico, social, cultural e económico", são algumas das linhas do programa. Lusa»

2 comentários:

Xico205 disse...

Esta é mais uma pérola do Santana para rir. Será que já todos se esqueceram da tão falada fundação D. Pedro IV em Marvila?


Já agora será que ele vai pôr fim a situações destas que já se passaram tambem nos Olivais Norte, Casalinho da Ajuda, Ameixoeira, Olaias e Bº dos Alfinetes?

Reflitam: http://docs.google.com/present/view?id=dhtvfzww_13g4zzxcch&interval=10&autoStart=true



Cada um que pense o que quiser, o que eu penso só a mim me diz respeito.

Anónimo disse...

Eu penso ser uma boa medida caso seja cumprida.
Alguém se lembra de alguma medida neste âmbito, posta em prática por António Costa?
É mesmo isso:
Cada um deve pensar o que quiser...