22/09/2009

Ex. (péssimos) de espaço público (4)



Realmente, tudo tem acontecido ao (e no) Largo do Rato (ver legenda em cada imagem). Neste momento, no pós-"remodelação" de Abecassis e no pós-"arranjo" de João Soares, o Largo do Rato é um amontoado mal amanhado de placas pedonais, paragens de autocarro, árvores desalinhadas, desníveis ainda mais acentuados do que dantes, corrimãos, semáforos, respiradores do Metro, caixa de elevador defronte ao palacete sede do PS, etc., etc. Executivo que se preze tem que intervir neste espaço e torná-lo o mais possível um largo. Tem que fazer uma intervenção de fundo, a nível paisagístico e de espaço público, mas sem esquecer a reordenação do trânsito, e, claro, a reintrodução do E-24, elemento essencial de reordenamento do tráfego desde aí ao Príncipe Real, passando pelo Chiado, Carmo e Cais do Sodré. Há que intervir neste largo!




7 comentários:

Anónimo disse...

Ah, mas tem lá uns ladrilhos lindíssimos, a exemplo dos que João Soares semeou por toda a cidade.

Umas autênticas maravilhas.

Anónimo disse...

O espaço público em Lisboa é terrível e digno de um qualquer suburbio e exige intervenção urgente!
A saber:
Av. da República/Saldanha/Fontes Pereira de Melo;
Av. António Augisto de Aguiar/Rua Joaquim Aguiar;
Areeiro;
Rua Morais Soares, Av. Afonso III;
Eixo Cais do Sodré-Santa Aopolónia;
Largo do Rato;
Av. 24 de Julho;
Segunda circular;

Ou seja, logo os eixos prinicpais da cidade, ao contrário de qualquer cidade europeia....

Anónimo disse...

Já agora, aquela zona de Alcântara onde o Sampaio fez uma linda obra, e caríssima, também ficou porreirinha.

Anónimo disse...

o rato é particularmente dificil
nunca ninguem elogiou o rato nos anos 60, e nos anos 80 iniciou-se o descalabro.
lembro-me de um filipe nogueira, da rtp, feroz amigo dos carros, que dizia que o sitio era impróprio a nãao ser para escola de condução dada a profusão de sinais.
hoje há soluções que poderiam ser enaiadas em computador e discussões abertas para melhorar aquela coisa inóspita.
fica a ideia para debate.
nuno c.

Maxwell disse...

Já andaram a pé da rua da escola politécnica até à rua das Amoreiras? Seria algo engraçado, se não fosse triste.

Bom também era voltarem a activar os eléctricos que por aí passavam.

Já agora, alguém sabe o que está a acontecer a esses candeeiros velhotes que parece que andam a desaparecer aos poucos da cidade?

TF disse...

Parabéns por estas fotos do Largo do Rato. Era uma curiosidade que tinha há anos. Como seria isto antes de ser um inferno? Não sendo excelente, pelo menos não era um buraco negro.

Anónimo disse...

«Executivo que se preze tem que intervir neste espaço e torná-lo o mais possível um largo. Tem que fazer uma intervenção de fundo, a nível paisagístico e de espaço público, mas sem esquecer a reordenação do trânsito, e, claro, a reintrodução do E-24, elemento essencial de reordenamento do tráfego desde aí ao Príncipe Real, passando pelo Chiado, Carmo e Cais do Sodré. Há que intervir neste largo!» !!???

olha a grande novidade... assim não vale (do abc do código de deontologia dos críticos ;) se ainda recentemente e a propósito da revisão do PDM, tal prioridade foi anunciada, entre outras mais intervenções, justamente porque este largo é, nos dias de hoje, somente exemplar naquilo que não deveria acontecer!