29/09/2009

Plano Municipal de Acessibilidade de Lisboa

No passado dia 18, o Fórum Cidadania Lx esteve representado na Sessão de Auscultação para o Plano Municipal de Acessibilidade de Lisboa. Entre outros aspectos, defendemos a primazia da mobilidade pedonal ainda que, obviamente, em articulação com os outros meios de mobilidade, como os transportes públicos e meios particulares como as bicicletas, motociclos e automóveis.
Um dos aspectos levantados pelo Fórum foi a dificuldade de os peões conseguirem fazer trajectos curtos entre dois pontos por si escolhidos na cidade por serem o "elo mais fraco" na relação entre os vários "actores" da mobilidade na cidade, sendo exemplo desta situação as passagens superiores sobre as ruas e avenidas da cidade, que obrigam os peões a percorrer uma distância muito superior à da largura da estrada.
Outro aspecto referido foi o da escassez de sinalização orientadora para peões, uma vez que a quase totalidade das placas informativas existentes na cidade são destinadas aos automobilistas, sendo que os percursos a realizar por um automóvel e por um peão para chegar a determinado local não são necessariamente idênticos.
Por fim, também o mau estado de conservação das calçadas e passeios e sua ocupação por mupis, sinais de trânsito (ou só os respectivos postes), etc., foi indicado como factor redutor de mobilidade, designadamente para os cidadãos com mobilidade reduzida.

Sem comentários: