24/09/2009

Candidato Pedro Santana Lopes quer criar pelouro dos seniores na Câmara Municipal de Lisboa

In Público (24/9/2009)
Por Inês Boaventura

«O candidato à presidência da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, quando foi primeiro-ministro criou o Ministério da Criança, figura agrupada às da Segurança Social e da Família, anunciou ontem a intenção de estabelecer o pelouro dos seniores se chegar à liderança da autarquia. O gesto, garante, "não é só simbólico", e permitirá "dar outra prioridade" aos problemas desta faixa etária da população da cidade.

O líder da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM visitou ontem, à hora de almoço, as instalações dos Inválidos do Comércio, no Lumiar, onde distribuiu cumprimentos e votos de bom apetite a alguns dos 330 residentes da casa de repouso. Ao seu lado, membros da comitiva iam oferecendo caixas de comprimidos, enquanto dois deles comentavam que na próxima acção de campanha talvez fosse melhor "trazer dois ou três miúdos da J", a Juventude Social Democrata, para animar as hostes.

Na nota enviada à comunicação social dizia-se que nesta visita Santana Lopes iria apresentar "as principais linhas do seu programa para a terceira idade", mas afinal foi um folheto distribuído aos presentes a falar por si.

Já o candidato à Câmara de Lisboa disse que a visita se destinava a "avaliar a situação de uma instituição de relevo meritório, que tem projectos ambiciosos, mas realistas, para corresponder a uma procura que existe". Entre esses projectos, que o presidente da direcção dos Inválidos do Comércio, Vítor Damião, diz que só não se tornaram já realidade por questões burocráticas, estão uma creche e infantário com 66 lugares e 30 camas para a área dos cuidados continuados.

"É preciso reconhecermos que o Estado não pode nem deve, como diz o povo, ter mais olhos que barriga", disse Santana Lopes, defendendo a importância das instituições de solidariedade social como aquela que ontem visitou e que este ano comemora 80 anos de existência.

Questionado pelo PÚBLICO sobre as principais ideias do seu programa para a terceira idade, o líder da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM destacou a "oferta cultural e de entretenimento" e o recurso aos seniores para actividades como idas às escolas para partilhar experiências de vida com as crianças, ajuda no atravessamento de passadeiras e "zelados de bairro".»

...

Abaixo dos seniores havia os juniores (e nesta coisa dos plurais havia sempre quem acrescentasse um sinal agudo à coisa, até), depois os juvenis, depois os iniciados e os infantis. Pelo meio ainda havia os Esperanças. Era giro.

3 comentários:

Anónimo disse...

os seniores dão votos, os juniores não.

Nuno disse...

1 palavra apenas - demagogia!!
Só pessoal xéxé vota num candidato que fica tanto a dever à racionalidade como este....

Gustavo Menezes disse...

os seniores também são pessoas, há pessoal que se esquece disso. toda a gente tem de ser bem tratada. a juventude já tem pelouro, acho muito bem que se tenha um para os seniores