27/09/2009

Ex. (péssimos) de espaço público (6)


Onde (Largo de São Nicolau/Corpus Christi) antes (há poucos dias) estava assim (e aquele quiosque rafeiro de gelados já conspurcava, mas enfim...), agora está assado. Reza assim o e-mail chegado ontem:







«Caro Paulo
Como sabe sou morador da Rua dos Fanqueiros ...
Precisamente no culminar da Rua de S.Nicolau, onde a rua termina "abrindo" um pouco para proporcionar a revelação da fachada lateral do Corpus Christi, encontramos esta situação inqualificável...
Depois da instalação de uma "barraca" de plástico de venda de gelados, alguém "com grande sensibilidade" decidiu a instalação desta construção, cuja função desconheço, mas que parece destinar-se a monitorizar a qualidade do ar.
Repare-se na confusão que reina no local, com a pequena árvore, suplicando espaço, o mupi, e ainda a qualidade dos "acabamentos" no que respeita à calçada à volta do dito objecto branco.
Palavras para quê? É um artista português!
Abraços
ASRC (fotos em anexo)»

...

Acresce que outro amigo, também morador no local, VB, referiu que contactou quem montou aquele estaminé, e que lhe disse ser ele da responsabilidade da CML. Trata-se de equipamento de medição da poluição. Dantes tinham umas unidades móveis, que até costumavam estar nas imediações da Praça da Figueira. Agora, por sinal, cansaram-se de ser móveis e tornaram-se fixos. Não há ninguém que lhes dê um "encosta para lá"?

Bom, bem vistas as coisas, acho que só vai ter autoridade quem, finalmente, abrir um hotel naquele quarteirão que inclui a igreja do antigo convento, que foi recentemente vendida a uma seguradora...

6 comentários:

Anónimo disse...

a instalação da estação de monitorização da qualidade do ar (EQA) já estava decidida há algum tempo, não é algo novo. Já agora, naquele local (um pouco mais próximo da R. Prata, junto à igreja) já funcionou durante bastantes anos uma EQA desse tipo. Não percebo a aversão ao equipamento. Ou será que prefeririam uma solução tipo Av. Liberdade ou Restelo? Expermientem trabalhar dentro dessas duas EQA (desenhadas por aquitecto, para não "ferir" a vista) e vão ver que mudam logo de opinião...

Colibri disse...

Trabalhar numa "caixa de sapatos" branca? Venha o arquiteto, por favor!
As EQA devem ter um projecto que se enquadre no local, caso da EQA da av. Liberdade.

Paulo Ferrero disse...

Pedro, aquilo é um MONO que, ainda por cima, dá cabo do pouco encanto e do pouco potencial que aquele recanto ainda tinha e poderia ter. Mas esteja descansado que o hoteleiro quando vier, vai-lhe dar sumiço.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
M Isabel G disse...

"Mas esteja descansado que o hoteleiro quando vier, vai-lhe dar sumiço"
:)
Valha-nos Deus:):)

Anónimo disse...

Colibri, dentro da EQA da Av. Liberdade uma pessoa não consegue mexer-se, quanto mais trabalhar com os equipamentos. Acredite, eu já lá fui várias vezes.

Paulo Ferrero, eu sei que é feio, mas poderá ser adoptada uma solução como a que foi feita em Santa Cruz de Benfica. Para mim, ficou bem bonita:

http://www.qualar.org/images/estacoes/3100_2.JPG

Espero que a EQA desta vez fique por lá. A campanha de medição que realizámos naquele local (na altura, para o Comissariado da Baixa-Chiado) revelou que a R. Prata, em termos de poluição atmosférica, é pior do que a Av. Liberdade, por causa do efeito canyon pronunciado. É bom que a EQA por lá fique, já que o público e os lisboetas devem estar informados e para que o ACP perceba o efeito de ter por lá os seus queridos pópós a circular. A EQA foi desactivada em 2001, espero que não volte a sair por causa de pressões de um hoteleiro...

Pode ver imagens da antiga EQA aqui: http://www.qualar.org/images/estacoes/3003_1.JPG

Abraço,