23/09/2009

Museu do Chiado alargado com saída da PSP do Convento de S. Francisco

In Lusa (22/9/2009)

«A PSP vai deixar as instalações que ocupa no Convento de São Francisco, em Lisboa, o que vai permitir a ampliação do Museu do Chiado e da Faculdade de Belas-Artes, a funcionar no mesmo local.

Fonte do Ministério da Cultura disse hoje à agência Lusa que o convento será visitado quarta-feira pelos ministros da Cultura, Pinto Ribeiro, da Administração Interna, Rui Pereira, e do Ensino Superior, Mariano Gago, acompanhados pelo presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, sendo no final revelado o projecto em curso.

O Comando da PSP vai passar para o Parque das Nações, no âmbito de um protocolo firmado entre o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Lisboa.

Segundo uma nota emitida hoje pelo Ministério da Cultura, a expansão do museu permitirá que grande parte do espólio actualmente depositado nas reservas seja "finalmente exposto ao público".

Por outro lado, serão também alargadas as instalações da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e recuperado um imóvel classificado, acrescenta o mesmo Ministério. No imóvel continuará o Governo Civil de Lisboa.AH.»

...

Esta é uma excelente notícia, há muito aguardada, e não poucas vezes publicitada, pelo que espero (espero que não sentado) se cumpra de facto.

3 comentários:

Anónimo disse...

Isto agora vai tudo para o Parque das Nações...

Ele é o Campus da Justiça, agora o comando da PSP, espero que a CML também para lá se deslocalize.

Sempre eram menos carros a atravancar a Baixa.

Sim, que eles de transportes públicos ou de bicicleta só quando se trata de enganar os papalvos.

Anónimo disse...

Mas atenção.
Que não venha um Siza, um Souto ou ou outro labrego betonista anti paisagem urbana fazer o projecto.
Em Coimbra, o alargamento de G. Byrne do Museu Machado de Castro é um ESCÃNdalo de agressão e insulto ao Património, e devia ser DEMOLIDO, e cancelada a inauguração.

Miguel Drummond de Castro disse...

Caro Anónimo das 7 57

Se me permite acrescentar à sua lista de betoneiros da linha recta déspota :

Nem um dos Aires Mateus, que não sabem fazer o que o meu pedreiro analfabeto sabe: "escadas ao pé."