28/09/2011

Avenida 24 de Julho vai ser transformada numa alameda

A Câmara de Lisboa vai reduzir o número de faixas de rodagem na Avenida 24 de Julho, no âmbito do plano de urbanização de Alcântara. Objectivo: "Ter menos carros a circular em Lisboa", disse ontem o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado. Depois de ter restringido a circulação automóvel na Baixa, a autarquia avança agora, mas sem datas de concretização, para outras zonas da cidade. O arquitecto explica que a ideia é alargar passeios e plantar árvores entre Alcântara e o Cais do Sodré, criando uma espécie de alameda com duas vias em cada sentido, em vez das actuais três ou, nalguns troços, quatro. "No séc. XIX foi desenhada uma alameda até Belém que acabou por nunca ser concretizada", refere Manuel Salgado. A redução das vias de rodagem será acompanhada de alterações rodoviárias em Algés que facilitarão o acesso dos carros à CRIL - Circular Regional Interior de Lisboa, desincentivando assim a entrada de veículos no centro da cidade.

"Lisboa foi sacrificada ao automóvel durante décadas", criticou Manuel Salgado, para quem é tempo de as coisas mudarem. A opção do executivo socialista que governa a Câmara de Lisboa não tem sido pacífica: o presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, declarou recentemente que o presidente do município, António Costa, só faz "asneira" no que toca à mobilidade na cidade e, como tal, devia sair da autarquia. "A cidade de Lisboa é liderada por um presidente e por um vice-presidente que têm uma obsessão, que nunca vão conseguir na vida, que é pôr todos os portugueses a andar de bicicleta. Tudo o que puderem destruir em mobilidade em Lisboa vão fazê-lo", afirmou.

Depois da discussão pública a que foi sujeito e apesar de alguma contestação local de que tem sido alvo, o plano de urbanização de Alcântara é hoje uma vez mais votado na Câmara de Lisboa. A criação de mais lugares de estacionamento do que inicialmente previsto é uma das alterações à versão anterior do documento. Com o congelamento dos investimentos em transportes públicos, não será tão cedo que o metropolitano chegará a esta zona da cidade.

Quanto ao recinto onde hoje existe o Lx Factory, para o qual chegou a estar previsto um projecto imobiliário com torres, o vereador do Urbanismo assegura que mais nenhuma construção será, afinal, autorizada no recinto, que ficará apenas com os velhos armazéns e a antiga tipografia Mirandela, hoje ocupados por empresas criativas, lojas e uma livraria.

in Público

5 comentários:

Anónimo disse...

Asneira atrás de asneira.

Ainda é fácil de encontrar por aí fotos da 24 de Julho antes das intermináveis obras do tempo de Sampaio, quando árvores que ladeavam a linha do comboio foram todas abaixo para se fazer ali uma faixa para transportes públicos...

E, realmente, passar da zona do Mercado da Ribeira para o lado do Campo das Cebolas (ou vice-versa) já foi tornado por esta alucinada vereacão um tormento tão estúpido que só falta mesmo tornar pedonal uma via estuturante de Lisboa, como a 24 de Julho.

Até parece que as alternativas estão ali à mão de semear e não implicam desvios demorados e que sobrecarregam outras zonas da cidade (para o lado do Tejo não se pode, obviamente, desviar o trânsito, mas chega-se a duvidar que na CML dêem por isso).

E tudo iso com o dinheiro do contribuinte...

Anónimo disse...

"Depois de ter restringido a circulação automóvel na Baixa...", alguém tem dados desta restrição? Até parece que foi significativa...
Quanto à notícia em si, pode ser positivo, mas acredito simplesmente que sem outras medidas o trâsito será apenas transferido para outras vias.

Anónimo disse...

É ver a 4ª foto da série (dos anos 50 do século passsado e constatar o que ali fizeram).

Anónimo disse...

http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.com/2010/07/avenida-24-de-julho-i.html

É ver a 4ª foto da série e constatar o que ali fizeram...

Anónimo disse...

LOBO VILLA
Na verdade Costa e Salgado,propôem agora repôr as árvores onde elas estavam,na Av 24de Julho há + de 80 anos e que foram abatidas por Sampaio; como seus dignos sucessores na CML e assim sucessivamente...;o próximo "Costa" abaterá estas para depois as replantar outra vez..