"Lisboa foi sacrificada ao automóvel durante décadas", criticou Manuel Salgado, para quem é tempo de as coisas mudarem. A opção do executivo socialista que governa a Câmara de Lisboa não tem sido pacífica: o presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, declarou recentemente que o presidente do município, António Costa, só faz "asneira" no que toca à mobilidade na cidade e, como tal, devia sair da autarquia. "A cidade de Lisboa é liderada por um presidente e por um vice-presidente que têm uma obsessão, que nunca vão conseguir na vida, que é pôr todos os portugueses a andar de bicicleta. Tudo o que puderem destruir em mobilidade em Lisboa vão fazê-lo", afirmou.
Depois da discussão pública a que foi sujeito e apesar de alguma contestação local de que tem sido alvo, o plano de urbanização de Alcântara é hoje uma vez mais votado na Câmara de Lisboa. A criação de mais lugares de estacionamento do que inicialmente previsto é uma das alterações à versão anterior do documento. Com o congelamento dos investimentos em transportes públicos, não será tão cedo que o metropolitano chegará a esta zona da cidade.
Quanto ao recinto onde hoje existe o Lx Factory, para o qual chegou a estar previsto um projecto imobiliário com torres, o vereador do Urbanismo assegura que mais nenhuma construção será, afinal, autorizada no recinto, que ficará apenas com os velhos armazéns e a antiga tipografia Mirandela, hoje ocupados por empresas criativas, lojas e uma livraria.
in Público
5 comentários:
Asneira atrás de asneira.
Ainda é fácil de encontrar por aí fotos da 24 de Julho antes das intermináveis obras do tempo de Sampaio, quando árvores que ladeavam a linha do comboio foram todas abaixo para se fazer ali uma faixa para transportes públicos...
E, realmente, passar da zona do Mercado da Ribeira para o lado do Campo das Cebolas (ou vice-versa) já foi tornado por esta alucinada vereacão um tormento tão estúpido que só falta mesmo tornar pedonal uma via estuturante de Lisboa, como a 24 de Julho.
Até parece que as alternativas estão ali à mão de semear e não implicam desvios demorados e que sobrecarregam outras zonas da cidade (para o lado do Tejo não se pode, obviamente, desviar o trânsito, mas chega-se a duvidar que na CML dêem por isso).
E tudo iso com o dinheiro do contribuinte...
"Depois de ter restringido a circulação automóvel na Baixa...", alguém tem dados desta restrição? Até parece que foi significativa...
Quanto à notícia em si, pode ser positivo, mas acredito simplesmente que sem outras medidas o trâsito será apenas transferido para outras vias.
É ver a 4ª foto da série (dos anos 50 do século passsado e constatar o que ali fizeram).
http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.com/2010/07/avenida-24-de-julho-i.html
É ver a 4ª foto da série e constatar o que ali fizeram...
LOBO VILLA
Na verdade Costa e Salgado,propôem agora repôr as árvores onde elas estavam,na Av 24de Julho há + de 80 anos e que foram abatidas por Sampaio; como seus dignos sucessores na CML e assim sucessivamente...;o próximo "Costa" abaterá estas para depois as replantar outra vez..
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