09/09/2011

Projectos para Alcântara vão ser revistos

In Público (9/9/2011)
Marisa Soares


«O vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, vai rever o Plano de Urbanização de Alcântara (PUA), no qual está inserido o projecto de desnivelamento ferroviário daquela zona, para depois voltar a submeter o documento à votação do executivo, antes de ir à assembleia municipal. O plano, aprovado em Julho pela câmara, tem a oposição de um grupo de cidadãos que lançou já uma petição para travar a obra da Refer e levar o assunto a discussão na Assembleia da República.

"Não queremos travar a modernização do Vale de Alcântara, mas há soluções melhores e menos perturbadoras do que o projecto da Refer", disse o porta-voz do grupo, Vítor Sarmento, que foi ontem recebido na comissão parlamentar de Economia, Transportes e Obras Públicas. Os cidadãos contestam o "projecto despesista" que prevê a ligação da Linha de Cascais com a Linha de Cintura, bem como a construção de uma estação subterrânea em Alcântara-Mar.

A Refer, porém, já deu início à "fase de estudos" do projecto de desnivelamento ferroviário, embora não exista ainda "qualquer decisão para as fases seguintes", diz a porta-voz da empresa. Os signatários da petição alertam para o facto de a zona ter um "elevado risco sísmico" e estar sujeita a inundações, e pedem à câmara que elabore um novo PUA que não dependa da obra da Refer.»

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Muito bem!

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma estação subterrânea em Alcântara-Mar não lembrava ao careca.

Já estou a ver aquilo tudo cheio de água até acima...

Anónimo disse...

Gostaria muito de conhecer as soluções "melhores e menos perturbadoras" desse grupo.
De qualquer modo, em Lisboa, já existem três estações de metro em zona de aterro e abaixo do nivel do mar. A questão não é de segurança, nem económica, já que a ligação directa entre as linhas do Estoril e de cintura vai permitir a poupança de tempo em viagens para o centro da cidade e uma melhor gestão da circulação de composições urbanas.
Esta oposição deve-se apenas ao legítimo incomodo que as obras vão trazer para os comerciantes da zona que não querem ver repetida a situação da Av. Duque de Ávila.

Anónimo disse...

e como farao a ligacoa das linhas?
ou nao farao e vamos continuar a ter uma linha de cascais segregada de lisboa e uma linha de cintura incompleta?


se fosse para um tunel rodoviario nao havia problema, para melhorar a ferrovia ja e mais complicado...