14/09/2011

O problema do lixo

Chegado por e-mail:


Bom dia,
queria chamar a atenção para o grave problema da recolha do lixo que afecta alguns dos bairros históricos de Lisboa. Mando aqui um PDF onde estão textos, fotos e links para uma página que criei no Facebook : http://www.facebook.com/la.vai.lisboa.

Cumprimentos,
Cristina Sampaio»

19 comentários:

Xico205 disse...

A maior parte das fotos não constituem problema nenhum, estão de acordo com as instruções da Câmara Municipal de Lisboa. Conforme já cá foi dito muitas vezes passou à moda ter caixotes de lixo e a câmara pede aos municipes para deixarem os sacos à porta, assim evita-se que o cantoneiro tenha o trabalho de levar os caixotes até à rua principal para serem despejados para o camião e tenha que voltar a ir deixá-los aos vários becos e travessas. Poupa-se uma viagem por quarteirão/bairro.

Anónimo disse...

Concordo contigo Xico... Eu moro na Mouraria onde só existem becos e escadinhas, o que torna a tarefa dos almeidas muito mais complicada. A opção dos sacos naquela zona é muito mais eficaz principalmente pelo barulho, pois antes era ouvir as tantas da noite (ali passam por volta das 00:00/01:00)caixotes escada acima, escada abaixo... nas pedras da calçada, o que àquela hora faz um eco desgraçado!
Aqui o que se deve falar é do civismo das pessoas, que depositam o lixo nas portas fora das horas estipuladas, que é após as 19h.

Xico205 disse...

Se as pessoas não estão em casa ás 19h como é que é?!
Quem trabalha de noite nunca podia despejar o lixo! Depois há o problema dos velhos que não saem de casa à noite ou porque têm medo ou porque não conseguem descer as escadas ou porque têm medo de cair, são as domiciliárias que lhes levam o lixo para baixo na hora da saída delas, etc...

Alem disso as casas nos bairros populares são muito pequenas e ninguem quer guardar o lixo dentro de casa até porque isso atrai ratos, baratas e formigas. Já chega a natural tendência que essas casas têm para ter pragas.

Até no anuncio da depuralina se diz que é ridiculo guardar lixo em casa.

Anónimo disse...

Tens razão, não tinha pensado nesses casos...

Xico205 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Xico205 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina disse...

Nota : os links que constam do meu comentário anterior conduzem às fotos de La Vai Lisboa, no Facebook. Os endereços, por serem muito longos foram abreviados através do serviço tinyurl.com

Cristina disse...

Não sei o que aconteceu ao meu comentário, que não foi publicado. Vou tentar enviá-lo de novo. Assim, leia-se : os links que constam do meu comentário POSTERIOR.

Cristina disse...

Caro Xico205, está enganado quando diz "A maior parte das fotos não constituem problema nenhum, estão de acordo com as instruções da Câmara Municipal de Lisboa." Julgo que não deve ter visto todas as fotos, nem as deve ter visto com a devida atenção.

Primeiro
Se atentar na hora a que as fotos foram tiradas, reparará que a grande maioria foi feita antes das 19:00, hora estipulada pela CML para colocação dos sacos de lixo na via pública. Para a informação ser mais explicita e detalhada : Entre as 07:00 e as 10:00 : são 18 Fotos; Entre as 10:00 e as 13:00 : são 33 Fotos; Entre as 13:00 e as 16:00 : são 32 fotos; Entre as 16:00 e as 19:00 : são 48 Fotos; Entre as 19:00 e as 00:00 : são 12 Fotos. Isto é : De manhã (até às 13:00) são 36%. De tarde (até às 19:00) são 56%. De noite (a partir das 19:00) são 8%. Há ainda a considerar a possibilidade de o lixo que foi fotografado à tarde já se encontrar lá desde manhã, pois, como deve imaginar, eu faço as fotos quando saio à rua e não quando o lixo é lá colocado. E não ando todos os dias, de máquina em punho, à caça de lixo. Muitas vezes passo por ele e olho para o outro lado, para não me deprimir ainda mais : http://tinyurl.com/6y6fd3f
Segundo
As CML preconiza a colocação na via pública de sacos de cores diferenciadas, azul, amarelo e preto, segundo o conteúdo, em dias estipulados para a recolha selectiva do lixo. Mas as coisas não se passam "de acordo com as instruções da Câmara Municipal de Lisboa.", como pode verificar pelas fotos deste conjunto : http://tinyurl.com/6gw9r4t . A misturada de lixo em sacos, seja de que cor forem, é tal, que o objectivo director deste sistema falha por completo.
Terceiro
De facto, se guardar o lixo dentro de casa pode constituir um problema, colocá-lo na rua a qualquer hora e de qualquer maneira, em sacos abertos ou que podem vir a ser abertos, constitui um problema ainda maior, de saúde pública. Não deve ter reparado nas fotos que mostram autênticas lixeiras a céu aberto, que de certeza não "estão de acordo com as instruções da Câmara Municipal de Lisboa." Pode aqui ver exemplos confrangedores : http://tinyurl.com/6452gpy . Será que sobre estas fotos ainda consegue afirmar que elas "não constituem problema nenhum" ? Já reparou no encardido da calçada nos locais onde o lixo é constantemente colocado ? http://tinyurl.com/6c9r69m . E olhe que eu não estou preocupada com o bilhete postal…

O que está aqui em causa são dois problemas que, conjugados, conduziram ao infeliz estado de coisas que aqui se documenta : a falta de civismo da maioria da população e a falta de estudo e planeamento de algumas iniciativas camarárias. Se os caixotes não são solução em algumas situações onde o acesso do carro do lixo é impossível, a sua completa remoção também não é o ideal, como é bom de ver através destas fotos. Porque não uma situação mista, estudada, pensada e levada a cabo com pés e cabeça e com a participação da população ?

Vivo na Mouraria há 24 anos. Os últimos 5 anos têm sido um pesadelo. Eu gostava de conseguir sair à rua sem ter de evitar montes de sacos de lixo e sem ter de saltar por cima de fraldas, carcaças de galinha, rolos de cabelo, plásticos oleosos e o mais que se possa imaginar.

Xico205 disse...

Cara Cristina, mais uma vez digo que nem toda a gente é funcionária publica e tem um horário das 9 ás 17H.

De facto ensinar a toda a gente como colocar o lixo é uma tarefa complicada. Os funcionários das juntas distribuem gratuitamente os sacos porta-a-porta, mas nem sempre está gente em casa e acaba por ser uma vizinha a ficar com os sacos, quando isso não acontece, não há sacos para determinada casa. Os funcionários das juntas muitas vezes batem à porta e aparece-lhes um bebado à frente que mal abre os olhos, e por mais que lhe expliquem como usá-los é certo que ele não percebeu nada, apenas disse sim a tudo. Quando se junta analfabetismo com bebedeira e atrasadice mental o resultado é zero em absorção de informação.

A junta de S. Vicente de Fora pelo menos (onde mora a minha irmã) só distribui sacos de 3 em 3 meses, pelo que quem se muda entretanto ou não estava em casa na altura da oferta, fica 3 meses sem sacos e tem que usar sacos de supermercado. É certo que muita gente usa os sacos do lixo para tudo menos para colocar o lixo conforme se vê. Muitos usam-nos para fazer estufa nas plantas para que não lhes chova em cima ou não apanhem muito frio, outros usam vários sacos para cobrir a roupa no estendal e não se molhar com a chuva nem se sujar com cócó de pombos, etc.

Quanto ás ruas sujas, cocó de pombo é uma praga em Lisboa. Estava mais que na altura da câmara combater essa praga, mas se nem nos esgotos e jardins são combatidos os ratos, baratas, pulgas e carraças, tambem não vejo a câmara a preocupar-se com a praga de pombos.

Se em muitas ruas é impossivel a chegada de camiões de limpeza de ruas, tambem não se dão ao trabalho de levar unicamente mangueiras, para além de não haver bocas de incêndio em todo o lado. Além disso a câmara cortou drasticamente na limpeza das ruas com vista a poupar muito na conta da água.

Para terminar, uma curiosidade. Nasci na Mouraria mas em pequeno fui viver para Arroios. Há cerca de um ano estive em vias de ir viver para a Mouraria para a Travessa do Jordão, mas acabei por não ir devido à falta de lugar para estacionar. Quase que eramos vizinhos, talvez um dia.

Cristina disse...

Caro Xico205, tudo o que diz enquadra-se no que tenho vindo a dizer e a repetir : este sistema não se se adequa a estes bairros e respectiva população.

Um morador disse...

E no caso do Bairro Alto, é que a recolha deixou de ser feita à noite, para ser incompletamente feita entre as 9:00 e as 12:00 Horas.
Ao que consta isto verifica-se porque... os técnicos de recolha têm medo de agressões de que são alvo à noite.
Solução CML: abandona-se a recolha ao horário publicado, não se comunica esta alteração aos residentes que continuam a colocar para que fiquem os sacos do lixo na rua à mercê dos pontapés e urina da fauna. Bravo!
Outro problema: muitos comerciantes colocam lixo na via pública durante o dia. A CML é contactada e são feitas múltiplas queixas. Fiscalização, punições: 0 (ZERO).

Xico205 disse...

E tem todo o sentido que no Bº Alto a recolha se faça de dia. A recolha é feita à noite com o propósito de não atrapalhar as actividades maioritariamente diurnas; mas se no Bº Alto é à noite que há mais vida, é normal que haja uma adaptação dos serviços ao local. Na Bica tambem deveria ser feita de dia, cada vez que vejo o camião a subir a rua do elevador de marcha atras e a ter que parar de 2 em 2 metros porque há sempre um bebado que não sai da frente penso que aqueles carros devem levar uma embraiagem nova a cada 3 dias e o custo de manutenção que isso implica. Com a recolha nalguns bairros a ser feita de dia tambem se poupa nos gastos da câmara já que podem reduzir a frota e as despesas com pessoal ao não terem que pagar subsidio nocturno.

Um morador disse...

Oh Xico205, se faz sentido - como opina - porque a CML não avisa os residentes sobre novos horários para colocar o lixo na rua?

Quanto à natureza das actividades, se diurnas ou nocturnas, no Bairro Alto e redor, isso é outra discussão. De qualquer forma, se fosse proibido o consumo e venda de álcool na rua, como tiveram que fazer em diversas áreas em Espanha para combater o "botellón", esse seu problema de embraiagem e manutenção não se colocaria.

Anónimo disse...

"De qualquer forma, se fosse proibido o consumo e venda de álcool na rua, como tiveram que fazer em diversas áreas em Espanha para combater o "botellón", esse seu problema de embraiagem e manutenção não se colocaria. "

E desde quando é que proibir a venda e consumo de álcool na rua impede que os bêbados andem na rua e se ponham à frente dos camiões do lixo?
Isto é com cada uma...

Xico205 disse...

Se a câmara não avisou os residentes e comerciantes deveria ter avisado. Está a proceder mal, mas procede mal em tantas áreas por isso esta é só mais uma.

Anónimo disse...

"Porque não uma situação mista, estudada, pensada e levada a cabo com pés e cabeça e com a participação da população ?"

...

Cristina, gostava de saber mais sobre esta situação mista! Já que está tão empenhada em fazer o bem, porque não apresenta a solução?

Os meus sacos estão a acabar, e como não estava em casa no dia da entrega dos mesmos, vou ter que por o meu lixo em sacos de hipermecado! Há outra solução?

Isto não é só a falar que as coisas mudam... apresente soluções e passe-se à prática!

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Anónimo disse:
"Porque não uma situação mista, estudada, pensada e levada a cabo com pés e cabeça e com a participação da população ?"


------------------------

A maioria da população não quer saber nem participar. É algo que não os afecta. Por eles as ruas estão muito bem assim e assim devem continuar desde que não os chateem.

A maioria das pessoas não quer saber da câmara para nada nem sequer se lembra que ela existe nem sabe bem para quê que a câmara serve a não ser para gastar dinheiro publico e estarem lá uns quantos a roubarem à grande e a não fazer nada.

Um morador disse...

"E desde quando é que proibir a venda e consumo de álcool na rua impede que os bêbados andem na rua e se ponham à frente dos camiões do lixo?
Isto é com cada uma..." (Anónimo)

Anónimo, não puderem comprar e beber álcool na rua, a quantidade de bêbados na rua fica reduzida aos que se encontrem em trânsito entre A e B.

Se se diz que perguntar não ofende, e que não há perguntas idiotas, olhe que você testa duramente o ditado!