11/09/2011

SINGAPURA: investimento nas Artes e na Educação

A propósito do exemplo de Singapura aqui publicado recentemente, é de destacar também o genuíno e forte investimento nas artes e educação artística que aquela cidade estado está a fazer no contexto do desenvolvimento de uma economia vibrante, sustentável e competitiva:

With a govermment that is spending S$143.4m (euros 83m) this year on the arts, it's high time to revisit novelist William Gibson's rather harsh comparison of Singapore to a Disneyland-like cultural waste-land, which he made in 1993. Some of the money has already begun to pay off: this year's Singapore Bienale attracted a record 912,897 visitors. (...) The School of The Arts [SOTA], Singapore's first public Arts School, is oversubcsribed while the city-state's first liberal arts college, a collaboration with Yale University, will open its doors in 2013.

in Monocle, Setembro 2011

Para além deste investimento, Singapura prepara a abertura em 2013 de um novo centro cultural de peso, a National Art Gallery, com 50 mil m2 e que custará cerca de 300 milhões de euros. Singapura tem a ambição de ser uma das capitais culturais da Ásia.

E Portugal? E a nossa Lisboa? O investimento estratégico na Cultura é cada vez menor e crónicamente envergonhado. Basta pensar na situação paradigmática do Museu do Chiado, à espera de uma prometida expansão das suas instalações desde a sua inauguração em 1911! Ou então o Museu da Música, instalado temporáriamente num anexo de uma estação de Metro de Lisboa - e tal como o seu "irmão" do Chiado, aguarda por instalações condignas desde 1911. Mais exemplos para quê?

3 comentários:

Anónimo disse...

Comparar Singapura a Lisboa é no mínimo ridículo. Singapura é um dos centros financeiros do mundo.

Quanto ao investimento em cultura, deve ser bem pensado, para que possa ser sustentável. Não me parece que no actual estado de coisas investir em infraestruturas novas para museus seja adequado, de certeza que a camÂra terá espaços à espera de novo uso.

Anónimo disse...

Singapura é o terceiro pais do mundo com o maior pib per capita...
E Portugal?
Bem pelo menos cá não se enforca ninguem por 15g de heroina. Nem se chicoteia por delitos menores. Nem se censuram livros e opiniões publicas.

Anónimo disse...

unfortunately the poster used his monocle while making this comparison... we need both eyes open when comparing cities as different as these two...