25/12/2012

Obras de reabilitação. Estufa Fria de Lisboa reabre ao público no final de Janeiro.




Obras de reabilitação. Estufa Fria de Lisboa reabre ao público no final de Janeiro
Por Márcia Oliveira, publicado em 25 Dez 2012 in (Jornal) i online

Requalificação implicou um investimento de cerca de um milhão de euros

Quase um ano após ter encerrado para a segunda fase dos trabalhos de revitalização, a Estufa Fria de Lisboa vai reabrir ao público no “fim de Janeiro”. A informação foi avançada ao i pelo vereador dos Espaços Verdes da câmara municipal, José Sá Fernandes.

Segundo o autarca, as vedações laterais da estufa, necessárias para repor as características climáticas favoráveis ao desenvolvimento das plantas, “já estão prontas” e agora só falta colocar as “linhas de vida na cobertura”, dotando-a de condições de acesso e segurança em operações de limpeza e manutenção.

Ainda de acordo com o vereador, haverá uma terceira fase de requalificação para arranjar a nave – um edifício, semi- enterrado, em betão armado, composto por dez abóbadas, onde ao longo dos últimos anos têm sido organizados eventos como concertos, exposições, congressos ou acções publicitárias. O projecto levado a concurso público já tem um vencedor, que ficará encarregado da requalificação do espaço.

Em três anos, a Estufa Fria de Lisboa, localizada no Parque Eduardo VII, foi encerrada duas vezes. Em Maio de 2009, os estudos técnicos pedidos por José Sá Fernandes demonstraram que aquele espaço verde necessitava de uma nova estrutura, já que a que se encontrava na altura estava em “colapso técnico”. Ainda segundo os mesmos estudos pedidos pelo autarca, também a Estufa Doce e a Estufa Quente precisavam de obras.

Em Abril de 2011, a Estufa Fria voltou a abrir ao público. Mais luminosa e ampla, em resultado da substituição e consequente elevação da cobertura em vários metros, o espaço sofreu uma intervenção profunda, devido ao risco de colapso das vigas metálicas de sustentação da cobertura, tendo sido substituídos os pilares e restaurado o ripado de madeira.

O trabalho de substituição custou cerca de 1,8 milhões de euros. No dia da reabertura, José Sá Fernandes anunciou logo novas intervenções e, menos de dez meses depois, em Fevereiro de 2012, a Estufa Fria volta a fechar para obras de revitalização. Na altura a autarquia estimou que os trabalhos iriam demorar apenas três meses. As obras, no entanto, duraram mais oito que o previsto, adiando a sua inauguração até Janeiro de 2013. Segundo o vereador José Sá Fernandes, esta segunda fase dos trabalhos de revitalização da Estufa Fria custou “cerca de um milhão de euros”.

Inaugurada em 1933 e projectada pelo arquitecto e pintor Raul Carapinha, a Estufa Fria de Lisboa conta na sua colecção com espécies botânicas de diversos países ou regiões como a China, a Austrália, o México, o Peru, o Brasil, as Antilhas ou a península da Coreia. Em 1975 foram abertas ao público a Estufa Quente e a Estufa Doce, destinadas à exposição permanente de plantas tropicais e equatoriais. Segundo a autarquia, a Estufa Fria recebe uma média anual de 60 mil visitantes.

Márcia Oliveira

Sem comentários: