03/12/2012

MICRO-PASSEIOS DE LISBOA: Travessa das Mercês



Estas também são imagens do Planeta EMEL pois estamos no Bairro Alto, zona gerida por esta empresa municipal... Os peões nas faixas de rodagem e os veículos motorizados nos canais pedonais. Como diz o slogan da EMEL: «Prioridade às Pessoas».!

5 comentários:

Anónimo disse...

O que nos espanta é que pelo País fora e também em Lisboa depois da implantação dos PDMs 1994, continuaram a licencenciar passeios diminutos e que envergonharia aqueles que desenharam Avenidas com passeios largos. Não sei se Duarte Pacheco tinha estas visões. Talvez teria.
O facto é que os centenas de autarcas ao longo destes 38 anos continuaram a avalizar projectos de engenheiros,arquitectos e urbanistas com larguras ridículas.
Com agravantes dramáticas, porque entretanto construiram-se e bem edifícios com garagens.
Como nestes anos o número de veículos multiplicou-se várias vezes, o dramatismo vai chegando ao limite.
Não contemplam os PDMs o alargamento dos passeios?
Para que serve o PNPOT?
Não deveremos ser, nomeadamente Lisboa, os campeões do maior número de pilaretes por metro quadrado no território urbano.
Quando escolhemos os autarcas em Lisboa, temos que os obrigar a assumir que vão comprometer-se a alargar os passeios, quando há prédios demolidos, logo deverão fazer recuar dois metros os novos edifícios. Nas novas urbanizações deverão ser salvaguardadas essas larguras. O que se faz está mal.
Mantém-se a mesma largura e aumenta-se as cérceas dos prédios.
Autoriza-se que nalguns passeios cresçam avançados, que servem de mais uma sala que se oferece à Restauração.
Somos o terceiro Mundo.

Anónimo disse...

Numa zona idiotamente declarada Amarela pela EMEL onde não há procura (há sempre MUITAS CENTENAS de lugares vagos) na Avenida de Brasília (a começar junto à Portugália / Meninos do Rio, perto do Cais-do-Sodré, e em todo o percurso - e parques de estacionamento - ultrapassando, no sentido de Belém, a estação de Santos da CP) essa empresa da treta tem sempre "trabalhadores" muito activos a multar e a BLOQUEAR veículos que lá não atravancam nem ocupam os passeios nem incomodam um bocadinho que seja.

Que imbecil sentido das prioridades!!!

Anónimo disse...

os poderes da EMEL estão limitados pela lei. a EMEL só pode autuar veículos estacionados em lugares legais (se não pagaram pelo estacionamento). estacionamento em passeios é da responsabilidade da PM. a EMEL não pode fazer nada sobre isso. por isso precisamos de dar mais poderes à EMEL e de ter menos queixinhas. podem acreditar que se os empregados da EMEL pudessem receber bónus de produtividade por autuar veículos em cima dos passeios certamente que o fariam.

Carlos Medina Ribeiro disse...

@anónimo das 11:19

Tenho muitas fotos que mostram que não é como diz (a menos que documentem uma actuação ilegal por parte da empresa).
Mostram a EMEL a multar, bloquear e até a rebocar carros em paragens da Carris (Av. Roma, p.ex.), passeios (Av. Roma, Marquesa de Alorna, José Duro, Av. República, R. António Pereira Carrilho, etc, etc.) e até em parques para motociclos!! (Av. EUA, junto ao Vá-vá e R. Oliveira Martins, junto à Telepizza).
E também em 2ª fila e em locais de carregamento de carros elécticos!! (Praça de Londres, junto à Mexicana).

Carlos Medina Ribeiro disse...

E ainda:

Posso enviar uma divertida sequência de fotos (que também contrariam o que escreve o leitor das 11h19m):
A rua do Museu de Artilharia tem, do lado esquerdo quem desce, o passeio protegido com pilaretes.
Ora, como isso não sucede do outro lado, o respectivo passeio está sempre cheio de carros, que a EMEL multa de uma enfiada, quando lá vai.

Pois bem; tenho uma foto que mostra, além dessas multas à dúzia, um jovem ao volante de uma carrina "AM" (da Aviação Militar) a chegar ali e a estacionar em cima do passeio num lugar "vago" que encontrou.

Se calhar, ele apostaria que, de facto, ali a EMEL não podia fazer nada. E, de facto (pelo menos enquanto ali estive a fotografar a cena), não foi incomodado - mas o motivo talvez fosse por se tratar de um carro do Estado...