18/12/2012

Urbanismo Comercial/Prémios p/ Ourivesaria Aliança, Mimosa da Lapa e Sapataria do Carmo, S.F.F.!

Exmo. Sr. Presidente da Câmara
Dr. António Costa,
Exmo. Sr. Vereador
Arq. Manuel Salgado

No seguimento dos nossos sucessivos alertas, reclamações e sugestões em prol de uma política camarária de Urbanismo Comercial e pela salvaguarda, incentivo e reabilitação do Comércio de Carácter e Tradição de Lisboa; é com bastante regozijo que chamamos a atenção de V. Exas. para três reabilitações recentes, onde foi possível investir sem destruir, antes pelo contrário.

Referimo-nos à Ouriversaria Aliança (Rua Garrett), à Sapataria do Carmo (Largo do Carmo) e à "Mimosa da Lapa" (Rua da Bela Vista à Lapa). Aqui, e ao contrário do que aconteceu, também recentemente, à Leitaria Camponesa (Rua dos Sapateiros), por ex. (onde nem há palavras para descrever o que ali se passou), houve recuperação exemplar do património de cada uma delas, e os resultados estão à vista.

É deste tipo de apostas que Lisboa precisa, é este comércio que faz a diferença, e é este comércio que precisa ser acarinhado pela CML, apoiado e promovido junto dos empresários do sector como casos de sucesso.

E é nesse sentido que solicitamos a V. Exas. para implementarem doravante um sistema de prémios e de certificação de qualidade no âmbito de um sistema de bases de Urbanismo Comercial, que possibilite a que estes 3 estabelecimentos sejam premiados já em 2013 pela qualidade das suas reabilitações recentes, promovendo-se em paralelo a Classificação destes espaços como Espaços de Interesse Municipal.

Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Bruno Ferreira, Rita Filipe Silva, Carlos Matos, António Sérgio Rosa de Carvalho, Júlio Amorim, Nuno Caiado, Miguel Atanásio Carvalho, Virgílio Marques, Pedro Fonseca, Pedro Gomes, Luís Marques da Silva, João Mineiro

Sem comentários: