14/12/2012

Ambientalistas dizem que Estado vai falhar medidas da UNESCO para Foz Tua.

Barragem do Tua 
Ambientalistas dizem que Estado vai falhar medidas da UNESCO 
Ambientalistas e defensores da Linha do Tua afirmaram ontem que o Estado não vai cumprir os “difíceis” compromissos assumidos com a UNESCO, cuja concretização será mais cara do que parar a barragem. Dizem ainda que o Estado deveria elaborar até 1 de Fevereiro um “Plano de Gestão da Zona”, com força de lei, que proteja o Douro “dos impactos cumulativos de infra-estruturas como barragens, linhas eléctricas e estradas”. 
In Público




Ambientalistas dizem que Estado vai falhar medidas da UNESCO para Foz Tua


16:18 Quinta feira, 13 de dezembro de 2012
In Expresso online

Redação, 13 dez (Lusa) - Ambientalistas e defensores da Linha do Tua afirmaram hoje que o Estado português não vai cumprir os "difíceis" compromissos assumidos com a UNESCO, cuja concretização será mais cara do que parar a barragem.

As diversas entidades opositoras ao empreendimento avançaram, em comunicado enviado à Lusa, que o Estado deveria elaborar até 01 de fevereiro um "Plano de Gestão da Zona", com força de lei, que proteja o Douro "dos impactos cumulativos de infraestruturas como barragens, linhas elétricas e estradas".

Esse plano, referem, anda a ser preparado nos gabinetes, sem ouvir as partes interessadas e, se o Estado cumprir o prazo, "algo improvável", será "inevitavelmente" em detrimento das populações e da economia local.


1 comentário:

Anónimo disse...

Rio Sabor.
Rio Tua.
O que esta gente faz...
Marés, Vento, Solar, e outras fontes, tudo somado não precisariamos do Plano das 10 Barragens.
Devemos reler os argumentos.
Qualquer dia voltam à carga com a mais "económica"... a nuclear.
Estas preocupações devem alastrar porque a cidadania deve crescer.