05/12/2012

Basta de imundície nesta cidade!

Em Out2012 escrevemos ao Sr. Presidente da CML preocupados com o estado de imundice permanente da cidade.


A resposta, como de costume lacónica, foi mandar-nos falar com o vereador. Não nos conformamos!

Dizíamos na altura que “Precisamos de um novo olhar sobre a cidade, uma nova estratégia e acção – COM URGÊNCIA, COM MUITA URGÊNCIA! – e uma ampla participação dos serviços municipais e da sociedade civil. Sem complexos, sem medos, sem recriminações ou acusações – precisamos construir algo profundamente diferente que nos retire da vergonha actual.”

Esta vergonha traduz-se num recente episódio trágico: um americano passando por Lisboa perguntou a um de nós a quantos dias de greve se devia o lixo que se via pela cidade. A verdade é que não havia greve nenhuma mas apenas o estado permanentemente sujo da cidade que diariamente nos envergonha. Mantemos a atitude interessada de cooperação pelo que renovamos o pedido de reunião com o Presidente da autarquia ou em que ele delegar.

Ajude-nos a exigir uma resposta efectiva!

Nuno Caiado, António Branco Almeida, Paulo Ferrero, Fernando Jorge, Luís Marques da Silva, Bernardo Ferreira de Carvalho, Virgílio Marques, Júlio Amorim

5 comentários:

Anónimo disse...

"Ajude-nos a exigir uma resposta efectiva!"

E o que posso fazer para ajudar? Que é o que deve pensar que lê estes artigos, como eu.

Anónimo disse...

Isto é mais do que urgente. Lisboa é cada vez mais uma cidade internacional, e enquanto antigamente quem nos visitava já estava mais ou menos à espera de uma cidade pobre e degradada, grande parte dos turistas de hoje são low-cost que vêm porque é uma viagem barata mas com a ideia de uma capital europeia. No entanto partem com a imagem de uma cidade mais perto do terceiro mundo africano. O Turismo de Lisboa não lê os blogs para ver o que se diz da cidade?! E não falo da recuperação de edifícios, falo sobretudo da degradação do espaço público que vai desde a iluminação ao mobiliário urbano e remoção de publicade caótica, etc. E o centro histórico de Alfama à Baixa, ao Bairro Alto devia ter uma atenção especial e constante mas toda a cidade é tratada da mesma maneira. É da imagem da cidade que se trata, e isso é o que atrai investimento do exterior. Devia ser a principal prioridade de estratégia económica. É certo que o típico lisboeta não é muito civilizado em questões de lixo mas isso também deve-se à pouca informação sobre quando e onde depositar o lixo em cada bairro e ao serviço insuficiente da Câmara. Desleixo permite e atrai mais desleixo, e parece que todos encolhem os ombros como se não houvesse nada a fazer.

Anónimo disse...

Não me digam que não foraam falar com o Zé que fazia tanta falta!

Ele resolvia esses problemas num instante.

Anónimo disse...

O trágico é o americano perguntar por quantos dias de greve? Esta mentalidade quando vai mudar?
O trágico é os que vivem em Lisboa viver no meio da imundice, isso sim é trágico.

Anónimo disse...

Não seria interessante as pessoas que fazem parte do Blogue e os lisboetas e outros que se quisessem associar, fazermos uma concentração um dia destes junto ao gabinete do Presidente da CML?