10/12/2012

Fernando Seara não confirma a candidatura que Relvas anunciou.



Fernando Seara não confirma a candidatura que Relvas anunciou
Por Liliana Valente, publicado em 10 Dez 2012 - 03:10 | in (jornal) i online
Relvas fez um pré-anúncio da candidatura de Fernando Seara a Lisboa. O suposto candidato não confirmou entrada na corrida
Fernando Seara é ou não candidato à presidência da Câmara de Lisboa? A avaliar pelo entusiasmo mostrado ontem por Miguel Relvas, Fernando Seara será o nome do PSD a concorrer contra António Costa. Mas o suposto candidato, horas depois, no mesmo local que o ministro dos Assuntos Parlamentares, quis voltar ao mistério e não confirmou (nem desmentiu) que entra na corrida à capital no próximo ano.

Fernando Seara, presidente da câmara de Sintra, é o nome preferido por Miguel Relvas para concorrer contra António Costa. E ontem, na Universidade Política de Lisboa da JSD não se conteve nos comentário sobre uma candidatura de Seara. “Eu habituei-me a votar ao longo da minha vida em Tomar, nas próximas eleições vou votar em Lisboa e vou votar no doutor Seara”, disse em tom de anúncio público.

O entusiasmo mostrado por Miguel Relvas contrastou com a indecisão de Fernando Seara que poucas horas depois voltou a colocar água na fervura. Depois de na semana passada ter admitido a possibilidade de concorrer pelo PSD a Lisboa, ontem, em Sintra na mesma iniciativa da JSD, o autarca foi prudente nas palavras dizendo apenas: “Não venci todas as vezes que lutei, mas perdi sempre que deixei de lutar”.

Na última semana, Seara remeteu o assunto para depois de uma reunião com Passos Coelho, mas desde que o nome é falado, o autarca tem oscilado entre o mistério e alguma abertura para concorrer à principal câmara do país.

E se lutar em Lisboa será contra António Costa. E nesse duelo, Miguel Relvas deixou o aviso ao socialista de que as eleições do próximo ano não vão ser “favas contadas”. Em resposta a um dos alunos da Universidade da JSD, o ministro mostrou a vontade de fazer campanha pelo autarca de Sintra: “Foi um presidente moderno, eu vou estar sempre que possível a fazer campanha ao lado dele de manhã à noite”. O responsável do governo pela pasta das autarquias elogiou o trabalho de Seara enquanto presidente da câmara de Sintra e lembrou: “Os lisboetas gostam dele, tem uma obra notável, em sondagens recentes 76 por cento dos habitantes de Sintra consideram muito positiva a gestão do concelho”.

Se avançar, além do apoio do PSD Fernando Seara vai também contar com o CDS. Ao i, na passada semana, o coordenador autárquico do CDS elogiou Fernando Seara. João Gonçalves Pereira considerou-o “um candidato forte” abrindo as portas ao apoio dos centristas. O CDS espera pelo anúncio oficial do PSD, mas disponibiliza-se à partida para uma coligação.

1 comentário:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Com 2 ou 3 ideias bem conretas (que incluíssem GARANTIAS e não PROMESSAS...), Fernando Seara ganhava Lisboa nas calmas.