02/12/2005

Arco da Rua Augusta estará restaurado em 2010 ?"

Lê-se ainda: "Monumento tem sido muito danificado pelas instalações luminosas das festas da cidade". Dois comentários:

1. O Arco da Rua Augusta devia ter sido restaurado aquando do Lisboa'94, há 11 anos, e só não foi nessa altura porque as várias entidades que o tutelam não se puseram de acordo, e continuaram a não estar até hoje. Será desta?

2. O Arco da Rua Augusta está assim por causa de tudo e mais alguma coisa, mas se o está muito por culpa das iluminações então dever-se-ia responsabilizar criminalmente quem autoriza a sua colocação e quem as coloca, por estar a atentar contra o património nacional, ainda por cima um monumento que é simbolo do poder, da soberania e, portanto, do país. Ter-se o Arco neste estado é sintomático do estado do país.
PF

2 comentários:

Anónimo disse...

Não nos deixe ficar de água na boca. O que góstaríamos, mesmo, de saber é a que "entidades" se refere e que "tutelam" um arco - melhor dito um Arco.

Quando oiço falar de "entidades" fico logo arrepiada...

Anónimo disse...

Fica-se de pé atrás porque o mesmo foi noticiado pelo IPPAR em 2004, que o Arco seria restaurado a tempo das "comemorações" do terramoto e nada.

Sobre as entidades, creio serem 4: CML, Ministério da Cultura (via Ippar), Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (via DGEMN) e Ministério da Justiça ("inquilino") , mas irei indagar... é a mesma coisa porque o Bugio está sempre a precisar de obras profundas e só tem obras de "lifting".