16/12/2005

José-Augusto França doa espólio à BN: BRAVO!

"O professor, escritor e crítico José--Augusto França assina esta tarde, em Lisboa, na Biblioteca Nacional (BN), o termo que formaliza a doação de um seu espólio literário à instituição. Três manuscritos, assinados por António Sérgio, Eduardo Lourenço e Jorge de Sena, integram esse espólio, bem como o epistolário resultante de correspondência, do doador, com algumas relevantes personalidades da cultura nacional do século XX.

Esses materiais, considerados "valiosíssimos" pela BN, enriquecerão os fundos do seu Arquivo da Cultura Portuguesa Contemporânea. Além da correspondência, os três manuscritos referidos provêm dos arquivos de Unicórnio, Bicórnio, Tricórnio, Tetracórnio e Pentacórnio - cinco publicações organizadas e editadas por José- -Augusto França, entre 1951 e 1956 -, antologias de inéditos de autores portugueses contemporâneos, reunindo colaboração de grandes nomes da nossa cultura, como, entre outros além dos já nomeados, Almada Negreiros, Alexandre O'Neill, António Pedro, Casais Monteiro, Ferreira de Castro, José Régio, Miguel Torga, Vitorino Nemésio ou Sophia de Mello Breyner.Nos 50 anos da publicação, em Dezembro de 2006, a BN promoverá mostra da colecção, assinalando a sua relevância.

Catedrático jubilado da Universidade Nova de Lisboa, José- -Augusto França presidiu ao Instituto de Língua e Cultura Portuguesa e à Academia de Belas Artes e dirigiu o Centro Cultural Português da Fundação Gulbenkian em Paris. Nascido em 1922, em Tomar (a cujo museu municipal doou grande colecção de pintura), doutor em História e em Letras pela Sorbonne (Paris), tem obra publicada, do ensaio à ficção, com relevo para a história da arte contemporânea portuguesa. Director da extinta revista Colóquio-Artes (1971-1997), colaborou amplamente na imprensa portuguesa e francesa, de teor artístico e cultural
."

PF

Sem comentários: