14/02/2007

EM DEMOLIÇÃO: moradia de Cassiano Branco


O património modernista português continua a ser destruído apesar de nunca se ter falado tanto de arquitectura em Portugal.

A obra do arquitecto Cassiano Branco (1897-1970) encontra-se muito ameaçada por intervenções urbanísticas que não salvaguardam os valores do património modernista.

Hoje, dia 15 de Fevereiro de 2007, ao passar na Avenida António José de Almeida reparei que uma das moradias modernistas (o número 14), projectada por Cassiano Branco em 1930, está a ser DEMOLIDA. Um facto que muito entristece - e revolta - qualquer cidadão consciente do valor do património arquitectónico moderno. Por uns meros metros, este imóvel não ficou dentro da Zona de Protecção do Instituto Nacional de Estatística (Em Vias de Classificação desde 2006-5-25).

Este lamentável caso prova que é urgente classificar aquele conjunto de moradias modernistas - único no país - onde existem imóveis tão significativos como a moradia do engenheiro Bellard da Fonseca (o número 20) projectada em 1930 pelo arquitecto Luís Cristino da Silva.

Que futuro para os mais notáveis prédios de rendimento projectados por Cassiano Branco em Lisboa? Avenida Defensores de Chaves, 27; Avenida Alvares Cabral, 46; Rua Nova de São Mamede, 7; Rua Padre António Vieira, 6. Nenhum deles se encontra ainda classificado...
FOTO: Arnaldo Madureira, 1967 (Arquivo Fotográfico da CML)


7 comentários:

Paulo Ferrero disse...

Talvez esteja só a ser «remodelada» por dentro. Meteram para lá uns ferros e parece que houve um terramoto, mas tinha a impressão que era «apenas» um projecto de «alterações». Mas passo lá hoje ou amanhã para confirmar;-)

Anónimo disse...

Os ferros que lhe meteram é para segurar a fachada virada para a rua, porque tudo o resto vai a baixo. A informação no local é bem clara: "Trabalhos de demolição com retenção de fachada". Aí está, mais um exemplo do que nunca se deve fazer em imóveis património, particularmente numa moradia modernista com QUATRO FACHADAS. Era exactamente isto que desejavam fazer ao Capitólio.

Grace disse...

Lamento muito. Não devia de facto ser assim.

AM disse...

Muito triste

Anónimo disse...

Só ignorantes....repito, só ignorantes, é que podem tratar esta belíssima casa, dessa maneira.....já me estragaram o dia.

JA

Anónimo disse...

Então e o IPPAR? O orgão do Estado que devia proteger o património nacional parece que anda a dormir!
Esta cidade está cada vez mais deprimente!

Anónimo disse...

Caro FJorge,
Somos estudantes de Arquitectura do IST e estamos a desenvolver um trabalho para a cadeira de Conservação e Restauro. Após termos lido o texto sobre a moradia de Cassiano Branco achamos que seria um tema interessante a desenvolver no trabalho desta cadeira. A conservação do património é um tema importante na arquitectura e merece toda a nossa atenção e dedicação com o intuito também de que situações destas não voltem a acontecer. Desta forma gostariamos de saber se é possível contactá-lo a si ou a outro colega seu para que expor algumas questões e recolher opiniões de interessados e entendidos sobre a demolição de imóveis que deveriam ser património. Obrigado, Ana Rita Oliveira e Marisa Bomba
Se quiser contactar-nos via e-mail (aritacoliveira@gmail.com)