30/10/2013

LAVRA e GLÓRIA: Monumentos Nacionais da Carris vandalizados

E-mail enviado hoje à CARRIS:

Exmo. Senhor Provedor do Cliente


No seguimento da resposta de V. Exa. ao nosso e-mail de 15 de Outubro, abaixo reproduzida, e reconhecendo que a instalação de um sistema de video-vigilância poderá ser um instrumento inestimável no combate ao vandalismo (e nesse sentido seria útil que a CARRIS pressionasse as autoridades que tardam em autorizar a colocação das câmaras, relatando os custos que decorrem para a CARRIS sempre que procede à limpeza e ao restauro dos elevadores...), somos a sugerir à CARRIS o seguinte:

- A colocação, a título provisório e experimental, de uma cobertura de lona em cada um dos ascensores referidos, durante a noite ou quando se encontrem parqueados, mesmo sabendo-se de antemão que as coberturas serão graffitadas (antes as lonas do que os elevadores...);

- O lançamento de um concurso de ideias (em cujo cadernos de encargos e júri - com a participação do RSB - estaremos, obviamente, interessados em ser parte activa) com vista a ser possível, a médio prazo, e de forma definitiva:

* Vedar-se completamente, e em segurança, o terminal Norte do Ascensor do Lavra (foto em anexo) e o Sul do Ascensor da Bica, garantindo desta maneira que as duas composições do Lavra e uma composição da Bica são impossíveis de vandalizar durante a noite, o que não se verifica neste momento;

* A construção de 'garagens', de concepção leve, funcional e de estética adequada ao local (ver foto em anexo da estação dos Restauradores, na primeira metade do Século XX), em ambos os terminais do Ascensor da Glória e no terminal Norte do da Bica.

Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Fernando Jorge, João Filipe Guerreiro, Jorge Miguel Batista, António Branco Almeida, Nuno Caiado, Virgílio Marques, Júlio Amorim, Jorge Lima, André Santos e Miguel de Sepúlveda Velloso

...

Resposta do Provedor da CARRIS:

Exmos. Senhores
Bernardo Ferreira de Carvalho
Fernando Jorge
Paulo Ferrero
Nuno Caiado
Luís Marques da Silva
Virgílio Marques e
Júlio Amorim Rececionamos o e-mail que nos endereçaram, cujo teor mereceu a melhor atenção.

De facto, a Carris é a primeira a lamentar que os seus Ascensores se encontrem constantemente grafitados. Os permanentes atos de vandalismo sobre os veículos da Empresa é um problema que afeta a imagem desta junto dos Clientes, e que muito nos preocupa.

A Carris promove a limpeza imediata dos graffiti sempre que possível. Quando não é possível a sua remoção por limpeza é acionada uma ação de pintura. Infelizmente, como se pode constatar, logo após a limpeza/pintura, os veículos são novamente grafitados.

Também já foi solicitada autorização às Autoridades Competentes para instalar sistemas de videovigilância nos locais de parqueamento dos veículos, com o objetivo de desincentivar o vandalismo. Aguardamos a devida autorização para instalação das câmaras de videovigilância.

Por último, e uma vez que o Fórum Cidadania Lx é frequentado por várias pessoas com interesse na qualidade de vida da Cidade de Lisboa, solicitamos também outras sugestões de minimização ou erradicação deste problema.

Sempre ao dispor, apresentamos os melhores cumprimentos.

Lígia Querido
Gabinete do Provedor do Cliente

...


À atenção de:


CARRIS
Câmara Municipal de Lisboa
Direcção-Geral do Património Cultural
Associação de Turismo de Lisboa


Junto enviamos mais um álbum de fotografias elucidativas sobre o estado deplorável em que se encontram os elevadores, e Monumentos Nacionais, do Lavra e da Glória; infelizmente, uma vergonha sem resolução, ano após ano.

A esta situação juntam-se as Calçadas do Lavra e da Glória, exemplos maiores de um espaço público igualmente deplorável, a que se junta ainda um edificado em ruína e puro abandono, atingindo um nível de degradação inaceitável para uma capital que se pretende afirmar como destino turístico de eleição.

Com os melhores cumprimentos


Bernardo Ferreira de Carvalho, Fernando Jorge, Paulo Ferrero, Nuno Caiado, Luís Marques da Silva, Virgílio Marques, Júlio Amorim e Beatriz Empis

C.c. Media


12 comentários:

Anónimo disse...

Deixem estar, que tanto Monocle como, supõe-se, Woody Allen adoram isso.

Anónimo disse...

Magnífico cartão de visita desta nossa linda capital.

Anónimo disse...

A PSP e a polícia municipal nada fazem para impedir isto. Mas não é de admirar. O cidadão comum também não faz nada. Tem medo de denunciar quem faz estas monstruosidades. Bandalhos!

Filipe Melo Sousa disse...

Continuem a glorificar os graffiters anónimos chamando-os artistas. Em Lisboa até há prédios onde os graffitis são subsidiados pelo dinheiro dos contribuintes. Reelegeram a mente brilhante que pagou por isso. De que se queixam? Têm o que querem. É a vossa escolha.

Jorge disse...

Julgo que já existem peliculas de plástico transparente anti-graffiti, que poderiam ser aplicados, não sei até que ponto são eficazes, mas podería ser uma aposta mais económica invez de estar constantemente a pintar..infelizmente estar sempre a pintar é um mal necessário, visto que esses vandalos continuam a estragar o nosso património. Castigos mais duros deviam ser aplicados a essa gentalha.

Anónimo disse...

Há que mencionar que no caso do elevador da Glória a C.M.L. PROMOVE O GRAFFITI nas paredes que acompanham um troço do trajecto, como parte do seu projecto de Galeria de Arte Urbana.

Anónimo disse...

"solicitamos também outras sugestões de minimização ou erradicação deste problema."

Talvez um filme realizado por Woody Allen ajudasse, hein?

Ines B. disse...

Que boas ideias!

Anónimo disse...

Peço desculpa, mas essa ideia da lona não tem pés para andar. Em menos de nada estava a lona toda rasgada e esfaqueada...

Vítor Freire disse...


TODAS as sugestões propostas não resultarão (lonas sujeitas a incêndio, videos de encapuçados irreconhecíveis, etc)

A ÚNICA SOLUÇÃO EFICAZ SERÁ:

Em conjugação com a video vigilância, o SERVIÇO PERMANENTE de SEGURANÇAS no local, até mesmo
POLÍCIA PERMANENTE !!!!

São Monumentos Nacionais, que dãomuito LUCRO, não só à Carris como a Lisboa. Portanto DINHEIRO existe.

E se o ex ministro das Finanças continua com POLÍCIA à porta, porque não nos elevadores ??????

Solicito reflexão do Forum e aceitação desta ÚNICA PROPOSTA EFICAZ !!!!!!

Xico205 disse...

Adoro as respostas da Ligia. Cada tiro cada melro, taruz já fostes. Quando foi com os otários do Alta de Lisboa em Luta até amuaram com a resposta e calaram-se sem argumento! Eheh

Edgar disse...

A Solução é bastante simples e basta alguma vontade por parte da PSP e da Justiça.

É criar uma pequena armadilha aos pichadores é deixar começar a pintar e quando forem a meio serem cercados pela PSP, quando presentes a tribunal multados (seriamente) e obrigados a pagar a limpeza do elevador.

Não tem emprego, é simples pagam com corte nos apoios sociais, são menores os pais pagam, se a justiça começar a ser dura este problema tem solução.

Agora se a justiça for branda continuamos com o problema