15/07/2019

Areeiro - pináculos do projecto de Cristino da Silva/ pedido de intimação à CML


Exmo. Senhor Vereador
Arq. Manuel Salgado


Cc. PCML, AML, JF Areeiro e media

No seguimento da notícia vinda a público (https://sol.sapo.pt/artigo/664311/caravelas-vao-voltar-as-torres-do-areeiro), tomámos conhecimento do V/ofício refª 17/DMU/CML/19, de 18 de Março de 2019, solicitando à administração do condomínio do prédio do Areeiro, Avenida Almirante Reis, nº 247, sobre as razões do desaparecimento da nau/pináculo do topo deste edifício emblemático do projecto de Cristino da Silva, e o porquê também da sua ainda não reposição.

Aplaudimos essa V/comunicação, mas, dada a ausência de acção de facto do mesmo com vista à referida reposição, e uma vez que o imóvel se encontra abrangido pela protecção decorrente da Carta Municipal do Património, anexa ao PDM em vigor, vide lote 43.07- Conjunto arquitetónico/ Praça Francisco Sá Carneiro, 1 a 8, Av. Almirante Reis, 243 a 247, Av. Padre Manuel da Nóbrega, 1, 2 e 4 e Av. Almirante Gago Coutinho, 1 e 3), e que o pináculo em apreço é elemento fulcral do conjunto arquitectónico identificado (foto de Horácio Novais, c. 1955, in Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian);

Solicitamos a V. Exa. que dê indicações aos Serviços da CML para intimarem a mesma administração a proceder à necessária reposição do pináculo, ou, em caso de o mesmo ter sido já vendido ou o seu paradeiro ser neste momento desconhecido, e uma vez que facilmente se acede aos desenhos originais do mesmo (in Arquivo da CML), encomende a sua réplica fidedigna e respectiva colocação no topo do torreão do edifício.

Igual procedimento, solicitamos em relação aos proprietários do edifício do lado nascente, sito na Av. Almirante Reis, nº 260.

Sabemos todos da descaracterização, quiçá irreversível, do espaço público daquela que foi a melhor praça modernista de Lisboa, mas tentemos que os edifícios não o sejam, pelo menos a nível das suas fachadas e coberturas, uma vez que também se têm verificado alterações significativas nos seus interiores.

Ainda sobre este edifício em particular (Avenida Almirante Reis, nº 247), solicitamos ainda a V. Exa. que nos informe sobre a legalidade do que aparenta ser uma piscina na cobertura do edifício, conforme indicado na foto em anexo, o que, a confirmar-se, configurará mais um incumprimento a nível do Regulamento do PDM de Lisboa, artigos 27º, 28º e 30º, pelo que deverá a CML intimar o proprietário à sua remoção.

Na expectativa, aceite os nossos melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Júlio Amorim, Pedro Jordão, Rui Pedro Barbosa, Maria Teresa Goulão, Maria do Rosário Reiche, Rui Pedro Martins, José Filipe Soares, Carlos Moura-Carvalho, António Araújo, Alexandre Marques da Cruz, Virgílio Marques, Helena Espvall, Fátima Castanheira

1 comentário:

Paulo Ferrero disse...

Informação fidedigna: a piscina é um espelho de água com altura inferior a 40cm e por issonem dá para molhar os pés. Os materiais são lioz e os demais usados pelo Cristino nesse prédio. E tudo aquilolá em cima é um proj de paisagismo aprovado pela CML. Pináculo: ninguém sabe onde pára. Já na altura em que o prédio foi retalhado em propriedade horizontal, o pináculo não estava lá, pelo que a voltar só mesmo em réplica 🙂 Aguardemos, no entanto, pela resposta oficial da CML :-)