14/07/2006

"A7"- Ramalho Ortigão, auto-estrada na cidade será permitido por lei?

"Boa tarde, como moradora na Rua Ramalho Ortigão fiquei extraordinariamente indignada ao ler que a Rua ramalho ortigão não é uma via de bairro, mas sim uma via de passagem e escoamento do trânsito indispensável , ora bem aqui a célebre frase, o que veio primeiro a galinha ou o ovo? não se coloca, não é um assunto aberto a discussão ou meditação demorada para chegar a uma conclusão ou uma equação impossivel. Não é uma meia verdade a Rua Ramalho Ortigão começou por ser uma rua pertencente a um bairro denominado Bairro Azul onde VIVEM PESSOAS, CRIANÇAS, ADULTOS E IDOSOS.

O facto de ser uma rua de escoamento de trãnsito é posterior, e fruto de uma péssima decisão rodoviária feita pela Câmara Municipal de Lisboa, que prejudicou quem já lá morava, como tal, o raciocinio e as premissas da senhora vereadora estão completamente ao contrário , indispensáveis são as pessoas e não o trânsito, que é apenas um conceito da sociedade moderna e das grandes cidades desorganizadas e corruptas, (isto porque nenhuma cidade europeia tem 4 faixas de rodagem divididas por um traço contínuo em plena zona residencial, e que para agravar tem passeios de dois metros,? portanto esta rua não pode ser uma zona de escoamento de trânsito porque a zona de bairro já existia!!!!!

O ser humano tem direito à segurança, à saude, e a sanidade mental, em suma a ser respeitado, na Rua Ramalho Ortigão há como disse 4 faixas duas para cada sentido, em que os sinais de trânsito não coincidem , logo atravessar a estrada é uma aventura, com uma criança como a minha de 3 anos é portanto uma aventura perigosa.

Às nove da manhã duas faixas têm fila compacta ao longo da rua que não é pequena, emitindo monóxido de carbono por horas a fio, provocando crises de asma a mim à minha filha que se tornam crónicas não sendo o unico caso nesta rua que já é conhecida como das ruas mais poluidas da nossa cidade.

Aproveito desde já para alertar o facto que em 2 meses na Av António Augusto Aguiar 3 carros derrubaram um semáforo e cilindraram o passeio de 3 cm que ali existe, uma das vezes eu e a minha filha não fomos apanhadas por3 minutos!! por um BMW que devia estar cheio de pressa!! de salientar que estávamos na zona de "passadeira" outro conceito hilariante em ambas as ruas, como sabem o civismo do nosso povo é conhecido ao verem uma recta sem semáforos como a rua ramalho ortigão a mentalidade é "acelerador para que te quero".

A comissão de moradores tem feito um trabalho louvável e exaustivo só é pena que falem com autistas porque tudo fica na mesma, a piada é que no dia em que alguém morrer atropelado não há responsabilidades, nem existiram cartas e emails, e frase da vereadora será apenas um mau entendido, e a responsabilidade é de ninguém, mas este email ficará guardado para esse dia!

Também adorava saber quais as personalidades importantes que vivem na Rua Ressano Garcia e na Rua Fialho de Almeida, porque estas ruas sim sofreram mudanças pela positiva, cortaram o trânsito e os passarinhos ouvem se nas árvores!!! e mais na José Malhoa há uma curiosa placa que indica o bairro azul para o lado direito no sentido destas duas ruas, será fantasia ou a Ramalho Ortigão faz parte do Bairro Azul? bem, todos os mapas que vi provam que sim!!

Se acontecer alguma coisa à minha filha o assunto não será tratado no circo ao qual chamamos de tribunais do nosso pais, nem passará aí e garanto que as responsabilidades vão aparecer e vão ser assumidas, ao contrário do
célebre caso da criança eletrocutada, sim, porque o semáforo e o botão estavam naquela rua por vontade própria!!! ai talvez acordem, até lá como tudo neste pais é ignorado porque por intervenção divina e não porque as pessoas estão em merecida segurança, ainda não aconteceu uma desgraça e portanto os problemas até lá não existem!!! as tentativas da comissão serão tão frustrantes como a comunicação com um autista, assim como este email e gosto de saber que para a câmara os carros são mais importantes e indispensáveis que as pessoas!!!

Marta Megre Lemos
"

PF

Sem comentários: