18/07/2006

Jardim do Campo Grande ao abandono

(Sanitários degradados, foto de José António Domingues)
In JN (18/7/2006)
Fátima Mariano

"(...) Pavimento degradado, ciclovia danificada, bebedouros avariados, sanitários encerrados e árvores envelhecidas são os principais pontos negros apontados por aqueles que frequentam a zona. A Câmara Municipal de Lisboa reconhece que o jardim do Campo Grande - construído na segunda metade do século XIX - não está nas melhores condições. Mas apesar de existir um projecto de requalificação, ainda não há data para o arranque das obras (ler texto ao lado).

Por enquanto, o que está previsto é uma intervenção pontual na parte Sul (entre as instalações municipais e a piscina), a cargo da empresa de consultoria Deloitte & Touch Quality Firm, na sequência de um protocolo assinado com a autarquia no âmbito do projecto "Mãos à Terra". A operação irá decorrer no próximo fim-de-semana e consistirá na limpeza de lixos e entulhos de obras, retirada de cepos, rega do jardim, instalação de tomadas de água, plantações, aplicação de retanchas e fornecimento e montagem de mobiliário urbano.


(...) A falta de dinheiro e o litígio judicial que opõe autarquia e concessionários são as duas razões pelas quais a Câmara Municipal de Lisboa ainda não avançou com os trabalhos de requalificação do jardim do Campo Grande, de acordo com fonte do gabinete do vereador do Ambiente e Espaços Verdes, António Prôa. O projecto de recuperação já foi elaborado e as obras estão orçadas em cerca de 800 mil euros. No entanto, ainda não há prazo para o seu início. A autarquia admite que aquela zona verde não está "nas melhores condições", em grande parte por nunca "ter sido feita uma intervenção de fundo", segundo a mesma fonte. O projecto já elaborado prevê o reforço da iluminação pública e a recuperação do pavimento dos caminhos em toda a extensão do parque. O campo de ténis e o ringue de patinagem serão também alvo de obras, com este último a ganhar bancadas. O actual mobiliário urbano - papeleiras, bancos, bebedouros e mesas - será substituído e a passagem subterrânea limpa e restaurada. Os lagos, o sistema de circulação e de reciclagem da água, bem como os colectores, serão também limpos. Quanto aos sanitários, uma das principais queixas dos utentes, não está prevista a sua reabertura."

O novo Casino de Lisboa patrocina a Cultura. Os jardins são entregues a privados. O espaço público a todos e mais alguns. Por este andar fecha-se a CML.

PF

Sem comentários: