10/07/2006

Porto de Lisboa pede reunião com Carmona

In Público (8/7/2006)

O presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), Manuel Frasquilho, quer encontrar-se com o presidente da Câmara de Lisboa, António Carmona Rodrigues, para acertarem "as agulhas" quanto ao futuro da zona portuária e frente ribeirinha, afirmou ontem aquele responsável. Apesar das críticas violentas que têm sido feitas por Carmona Rodrigues à administração portuária, Frasquilho recusa que haja qualquer tipo de guerra entre a APL e a câmara, mas reconhece que as relações não têm sido fáceis entre as duas entidades, desde que foram conhecidas as linhas orientadoras do plano estratégico da APL para os próximos dez anos.

A medida mais contestada pelo executivo de Carmona Rodrigues é o reforço da actividade portuária na capital, sobretudo na zona de Alcântara, onde a autarquia está a desenvolver a requalificação urbana, através do projecto Alcântara XXI. Os planos da APL prevêem a triplicação da capacidade do terminal de contentores, de 500 mil para 1,5 milhões de contentores de 20 toneladas em frente ao rio. O plano ignora, também, projectos a longo-prazo que a autarquia tem vindo a ponderar, nomeadamente, fortes limitações ao trânsito na zona do Terreiro do Paço, no âmbito do trabalho que está a ser desenvolvido pelo Comissariado da Baixa-Chiado, ou o rebaixamento das linhas ferroviárias de Alcântara.

A APL, por outro lado, justifica que Lisboa só é capital do país devido ao seu porto, e que a actividade portuária emprega 38 mil pessoas e representa cinco por cento do produto Interno Bruto da região. Lisboa é apenas um dos 11 municípios limítrofes da área de jurisdição do porto de Lisboa abrangidos pelo plano estratégico da APL, dos quais se incluem, também, Almada, Montijo, Loures e Oeiras. Apenas Carmona Rodrigues se tem debatido violentamente contra as intenções da APL, repetindo que bastaria reduzir os procedimentos burocráticos do porto para não ser necessário aumentar o terminal de contentores. As bases do documento estratégico da APL devem ser transmitidas este mês ao Governo, mas o novo plano será apresentado publicamente apenas em Julho. D.R./I.S
."

PF

Sem comentários: