04/07/2006

CDS-PP contra poluição sonora no eixo norte-sul

In Público (4/7/2006)


«O CDS-PP questionou a Estradas de Portugal sobre a existência de estudos sobre a poluição sonora no Eixo Norte-Sul, em Lisboa, e a colocação de barreiras acústicas nas zonas próximas das habitações. Num requerimento enviado na semana passada ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, o grupo parlamentar do CDS-PP sublinha que o Eixo Norte-Sul, que se encontra sob jurisdição das Estradas de Portugal, "é uma das vias mais utilizadas" da rede nacional. O CDS adianta que existem "milhares de fogos habitacionais" junto a esta estrada, em alguns casos "a uma distância muito reduzida" do Eixo Norte-Sul. "O ruído que advém do intenso tráfego rodoviário é elevado, levando à perda da qualidade de vida das populações", salienta o requerimento democrata-cristã. No documento, os deputados questionam a empresa sobre a existência de algum estudo sobre a poluição sonora naquela estrada, além de pretenderem saber se "está equacionada a colocação de barreiras acústicas nos troços" onde o Eixo Norte-Sul está "circundado por habitações".

Também em Junho o deputado Pedro Quartin Graça (PSD) questionou a Câmara de Lisboa e o Ministério das Obras Públicas sobre a intenção de colocar barreiras acústicas e alterar o pavimento para minimizar o ruído. O deputado pretendia ainda saber que diligências estão previstas por estas entidades para "pressionar" a Estradas de Portugal a realizar obras "no mais curto espaço de tempo", e a Direcção-Geral de Viação, no sentido de "limitar a velocidade dos veículos, nomeadamente à noite e junto das zonas residenciais mais atingidas pelo ruído dos veículos". Por fim, o deputado questionou ainda a autarquia sobre eventuais planos de arranjo paisagístico de toda a zona do Eixo Norte-Sul.

O Partido Ecologista Os Verdes questionou, em Fevereiro, o Governo e a Assembleia Municipal de Lisboa sobre as medidas previstas para minimizar o ruído daquele eixo, e que são reivindicadas há muito pelos moradores de Telheiras. Durante a campanha para as eleições autárquicas, a Associação de Residentes de Telheiras afirmou que, desde a inauguração do Eixo Norte-Sul, o ruído do trânsito tem vindo a aumentar, prejudicando a vida dos moradores que vivem nas imediações daquela via. "Os níveis de ruído são muito superiores ao que é tolerável pelas pessoas e ao que está estabelecido na lei", afirmou na altura, Manuel António, da associação de residentes, que considera que a poluição sonora sentida naquela zona da cidade é uma "questão de saúde pública".
»

PF

1 comentário:

André Mourão disse...

Ate agora só vemos pedirem explicações, mas nunca vemos as respostas do IEP ou Min. Obras Publicas ou mesmo da Camara que se limita a "xutar para canto"

O que falta ser feito ? (Além das barreiras)