20/07/2006

À descoberta dos assessores da CML #5

Em relação ao facto da CML pretender fazer crer que o que interessa são os avençados, e não o total destes com os requisitados, aqui fica um esclarecimento sobre custos implícitos e custos de oportunidade:

"Custos Implíticos: Custos que não aparecem explicitamente como custos monetários mas, não obstante, devem ser tidos em conta. Por exemplo, se tem um negócio próprio, então no cálculo do seu lucro deve incluir, como um dos custos implícitos, o ordenado ou salário que poderia auferir se trabalhasse noutro lado. Por vezes designado custo de oportunidade, embora o custo de oportunidade tenha um sentido mais amplo.

Custo de Oportunidade: O valor do uso alternativo (ou de oportunidade) para um bem económico, ou o valor da alternativa que é prejudicada. Então suponhamos que o valor alternativo dos factores empregues para extrair uma tonelada de carvão era 10 alqueires de trigo. O suto de oportunidade de produzir uma tonelada de carvão é então de 10 alqueires de trigo que poderiam ter sido produzidos mas não foram
."

(in 14.º edição, Economia, Paul A. Samuelson & William D. Nordhaus, mcgraw-hill, pps. 847 e 848)

PF

Sem comentários: