19/10/2007

Moradores dos Lóios desiludidos com CML

A Associação Tempo de Mudar para o Desenvolvimento do Bairro dos Lóios esteve hoje (quinta-feira), reunida com o Vereador da CML Dr. José Sá Fernandes. Esta Associação apresentou um conjunto de situações relacionadas com os Espaços Verdes, Espaço Público, Edificado e Centro de Saúde do Bairro dos Lóios, apontando algumas soluções para os problemas levantados.
A postura da CML desiludiu-nos bastante, tendo sido apontada a má situação financeira da Câmara Municipal como impeditiva de investimento no Bairro dos Lóios a curto e médio prazo. Segundo o Vereador Sá Fernandes, “Não há um tostão” e existindo apenas 14 Milhões de Euros para Investimento em 2008, para todas os Pelouros, não cabe realizar obras nos Espaços Verdes e no Espaço Público do Bairro neste ano. (...)

in Tempo de Mudar

2 comentários:

Anónimo disse...

E,já agora.... para uma informação isenta, o resto do texto da Tempo de Mudar.

"O Sr. Vereador tem “intenção de trabalhar no sentido de arranjar financiamento para os arranjos nos Bairros dos Lóios, Amendoeiras, Flamenga e Armador” permitindo a concretização do “corredor verde” que passará pela ligação do Vale de Chelas às Olaias, Olivais e Parque José Gomes Ferreira. A construção das novas instalações do Instituto Português de Oncologia na Zona Sul do Parque da Belavista e futuramente do Hospital de Todos os Santos permitirá a dinamização da zona envolvente em termos de acessibilidades e de infra-estruturas.

O Sr. Vereador pretende articular com o IHRU a recuperação do Espaço Público envolvente do edificado público.O Sr. Vereador afirmou que “gostava de trabalhar com rapidez as questões que se prendem com o Centro de Saúde, das Escolas e dos equipamentos públicos” assegurando a manutenção e conservação dos mesmos.

Foi ainda confiada na ATM a responsabilidade de apresentar soluções de qualificação dos Espaços Verdes e Espaço Público do Bairro, passando pelo desenvolvimento de projectos ou ainda de formas alternativas de financiamento para a execução dos mesmos.Um dos pontos nos quais a ATM e a CML manifestaram concordância foi a chamada “Quinta do Alemão”, cujo estado de degradação levanta sérias preocupações a nível social, habitacional e de acessibilidade.

O Sr. Vereador apontou ainda a realização de uma próxima audiência para meados de Novembro, onde será transmitida com maior minúcia a previsão de intervenções no Bairro para 2008.

A ATM considera que, apesar da necessária contenção orçamental que deve ser reconhecida por todos os Lisboetas, a CML deverá ter um papel mais pró-activo no que diz respeito a questões que deviam envergonhar todos os responsáveis políticos da cidade. As propostas apresentadas na Campanha Eleitoral não eram de todo ambiciosas e são, ainda hoje, perfeitamente exequíveis devendo ser colocadas em acção o mais brevemente possível considerando o interesse dos moradores e dos comerciantes locais."

Anónimo disse...

Obrigado pelo resto da informação. De facto, assim, percebe-se que o Sá Fernandes, mesmo com pouco dinheiro, está a trabalhar para que as coisas mudem.