17/10/2007

Comunicado sobre Campo de Tiro em Monsanto


Ex.mos Srs,

vimos por este meio pedir a vossa melhor atenção para o nosso comunicado de imprensa a propósito do levantamento da suspensão da pratica de tiro no Parque florestal de Monsanto em Lisboa.Em anexo enviamos também 2 fotografias que ilustram o estado de contaminação dos solos por chumbo e restos de pratos partidos nas imediações do campo de tiro.

Ficamos á vossa disposição para qualquer esclarecimento.

Muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos.


Plataforma por Monsanto.


Artur Lourenço
Manuel Verdugo
Paulo Ferrero

----------




COMUNICADO DE IMPRENSA


Sobre Campo de Tiro em Monsanto


No dia 14 de Outubro de 2007 foi votada em reunião de câmara a anulação da suspensão da prática de tiro no Campo de Tiro em Monsanto. Esta proposta foi apresentada pelo Partido Social-democrata tendo sido aprovada por maioria.

A Plataforma por Monsanto vê com enorme preocupação o levantamento da suspensão da prática de tiro em Monsanto. Há anos que esta actividade é praticada em Monsanto sem condições de segurança aceitáveis pondo em risco a saúde pública e sendo uma fonte de poluição ambiental, violando todas as regras do Parque Florestal de Monsanto.

Mais uma vez a resolução deste problema foi adiada com a justificação que o funcionamento do Campo de Tiro é necessário para permitir a prática de treinos de desportistas, para os exames aos agentes da PSP e para honrar compromissos em competições. Alegam ainda que estando a prática do tiro suspensa os salários dos funcionários estarão em risco.

Não sendo insensível a qualquer uma das razões expostas e afirmando de novo que nada nos move contra a prática desta modalidade, mas sim contra o local onde esta se desenvolve em Lisboa, temos que chamar a atenção para o facto da direcção do Campo de Tiro há vários anos estar ciente dos prejuízos que a sua actividade neste local provoca. Esta entidade nunca fez nada para resolver esta situação, não procuram novos locais para se instalarem e continuam à espera que terceiros resolvam um problema grave que eles próprios criaram e continuam a criar diariamente.

Este assunto arrasta-se há anos, e certamente que havendo vontade política, consciência social e sentido de cidadania tanto da parte da CML como da Direcção do Campo de Tiro a sua re-localização já estaria definida. Sendo esta matéria tão importante para a cidade já há muito tempo que a CML e a direcção do clube de tiro deveriam ter arranjado uma localização alternativa para o campo de tiro.

Não se pode perpetuar um erro que prejudica os habitantes de Lisboa.

A direcção do clube prejudica, pela sua inércia, os próprios praticantes, utentes e funcionários desta instituição.

O Clube de Tiro afirma já ter apresentado muitos projectos de alteração, que têm sido rejeitados. Para a Plataforma por Monsanto o único projecto que deverá ser aprovado será o da devolução daquele espaço aos cidadãos de Lisboa. Sendo que, o mesmo terá que ser objecto de descontaminação dos solos dentro e fora do perímetro do Campo de Tiro, tal é o indicie de poluição.

É com indignação e tristeza que a Plataforma por Monsanto constata que as mudanças politicas ocorridas recentemente em nada contribuem para a melhoria de qualidade de vida na cidade e que se mantêm exactamente as mesmas incoerências e indecisões.


Lisboa 17 de Outubro de 2007-10-17

A Plataforma por Monsanto

Entidades que fazem parte da Plataforma por Monsanto: Associação dos Amigos e utilizadores do Monsanto; Associação de Moradores do Alto da Ajuda; Associação de Moradores de São Francisco Xavier e Santa Maria de Belém, Associação de Moradores do Bairro do Calhau; QUERCUS; LPN; Grupo Ecológico de Cascais; Clube de Actividades de Ar Livre; Fórum Cidadania Lisboa; Associação Lisboa Verde; ASPEA; Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, ATTAC verde.


--------------------

SMS acabadinho de chegar:

O Vereador José Sá Fernandes convida-o a estar presente, hoje, 5ªFeira, Dia 18, às 15h, na conferência de imprensa, no Espaço Monsanto, para apresentar a nova decisão da CML sobre campo de tiro


Pela parte que me toca, não puderei ir, com pena minha. No entanto, espero que o Sr.Vereador nos SURPREENDA e que a nova decisão seja: NÃO RENOVAÇÃO da permanência do campo de tiro em Monsanto (o country club pode ficar) e INÍCIO DOS PROCEDIMENTOS COM VISTA A ENCONTRAR SOLUÇÃO ALTERNATIVA, DENTO OU FORA DE LISBOA.

Aguardemos.

Sem comentários: