12/06/2009

ECOPONTOS-LIXEIRAS no centro de Lisboa

A recolha selectiva de materiais recicláveis iniciou-se em Lisboa no ano de 1987 com os tradicionais vidrões para a deposição de vidro. Seguiu-se, em 1993, a reciclagem do papel e cartão, através de entrega voluntária deste tipo de material, em locais da Câmara Municipal de Lisboa destinados à sua recepção. Em 1997 começou a implementação progressiva de ecopontos, até cerca de 1000 unidades instaladas. Lisboa passou assim a ter recolha selectiva à terceira fileira: as embalagens de plástico, metal e de cartão compósito. Todos estes sistemas de recolha têm por base o transporte voluntário dos materiais recicláveis pelos munícipes até um dado local, com equipamentos de grande capacidade e de utilização colectiva.

Verificou-se que este modelo de recolha não é suficiente para serem atingidas taxas de reciclagem mais exigentes e determinadas a nível da união europeia, nem apropriado para o núcleo histórico de Lisboa, fortemente condicionado pela falta de espaço público. Por outro lado, os ecopontos ou vidrões também não têm sido compreendidos por muitos lisboetas. A colocação indevida de resíduos em seu redor tem transformado os ecopontos em lixeiras a céu aberto.

A estratégia do DHURS da CML é a aposta na recolha selectiva porta-a-porta, aproximando os locais de deposição selectiva dos munícipes, tal como é efectuada, em grande parte de Lisboa, a recolha do lixo comum. À semelhança de outros países europeus, a recolha porta-a-porta assenta num sistema de recolha por substituição em que, em dias alternados, se recolhem materiais valorizáveis (papel e embalagens) e resíduos indiferenciados.

Foto: «ecoponto-lixeira» na Rua Viriato (Freguesia de S. Sebastião da Pedreira)

8 comentários:

Anónimo disse...

acabem com os ecopontos! alguém ainda tem dúvida da incapacidade dos lisboetas para serem cidadãos limpos e responsáveis? povo suíno!

Anónimo disse...

A estratégia do DHURS da CML ????
F Jorge seria interessante apurar o custo da recolha do lixo por habitante e comparar com outras cidades da Europa.
Eu penso que deviam acabar com os ecopontos; fazer recolha de lixo organico ou indeferenciado á 2ª, 4ª e 6ª; 3ª para o vidro e 5ª para papel/plastico.
De outra forma e para envolver os cidadãos lençar concurso de maior recolha de materiais ( com prémios a ser aplicados em obras escolhidas pelos Fregueses).

Anónimo disse...

Em S. Vicente que é onde moro, a recolha porta-a-porta funciona muito bem: lixo indiferenciado no saco preto, recolhido de 2a a Sábado; embalagens no saco amarelo, recolhido às 3as e Sábados; e papel no saco azul, recolhido às 5as. A junta distribui gratuitamente os sacos. Os moradores só têm de os deixar à porta nos dias respectivos, após as 19h.

Anónimo disse...

após as 19h...? vai desculpar mas eu passo muitas vezes em ruas de Alfama e Castelo e vejo muitos sacos de lixo antes das 19h... Ainda há muita falta de civismo, de respeito pelo espaço PÚBLICO.

Xico205 disse...

Quem trabalha por turnos e entra à tarde tem que o deixar mais cedo! Lógica da batata. Quando chega a casa à noite já o carro do lixo passou.

Anónimo disse...

ó ótário, estão lá às 19h porque estão lá desde as 21h do dia seguinte. ainda não percebeste que a câmara não recolhe lixo???????

Anónimo disse...

LISBOETAS = PORCALHÕES

esta é que é a verdade de lisboa

Lisboeta Porcalhão disse...

São opções...