19/06/2009

Mercearia “A Ideal do Bairro Azul” – Um espaço que queremos preservar!


Vão iniciar-se em breve obras nesta pequena mercearia dos anos 30, a última venda do Bairro Azul.

Conforme vimos solicitando há muito http://cidadanialx.blogspot.com/2006/10/mercearia-ideal-do-bairro-azul.html é importante que técnicos da CML analisem o projecto e auxiliem os proprietários no sentido de preservar o ambiente e alguns dos elementos originais deste espaço, designadamente as vitrinas em madeira (onde poderiam ser expostos objectos e utensílios antigos da mercearia que estão ainda na posse dos donos), os estuques déco, etc.

Este estabelecimento, apesar de modesto, é local de encontro de moradores e ponto de paragem para muitos turistas que descobrem encantados a originalidade do seu interior.





Agora que o Bairro Azul está Classificado como um Conjunto de Interesse Municipal e que está prevista para breve a requalificação da Rua Ramalho Ortigão
- com o alargamento do passeio e a plantação de árvores – esta rua passará a ter mais movimento de peões, designadamente de turistas, pelo que será uma perda para o Bairro Azul a destruição deste espaço que, se for criteriosamente renovado, poderá ser incluído nos Guias de Lojas Tradicionais da Cidade.

Pensamos que é possível uma remodelação que preserve e valorize “A Ideal do Bairro Azul” e por isso apelamos, uma vez mais, à Câmara Municipal de Lisboa no sentido de auxiliarem os seus proprietários!


A Comissão de Moradores do Bairro Azul

Mercearia “A Ideal do Bairro Azul”
Rua Ramalho Ortigão, nº17
Bairro Azul
Mais sobre “A Ideal do Bairro Azul” em http://partilhardiferencas.blogspot.com/search/label/Mercearia%20Ideal%20do%20Bairro%20Azul

7 comentários:

Prinae disse...

Infelizmente (com sinceridade o digo) esta é uma guerra perdida sem apelo nem agravo. Mais uns anos e nada haverá do género.

Anónimo disse...

Discordo do apelo. Se a loja tem futuro então não precisa da ajuda directa da CML. Se não tem futuro então espero que a CML também não gaste dinheiro na loja. Melhorar as condições de mobilidade na rua da loja é a única coisa que a CML deve fazer.

Anónimo disse...

A CML não tem de apoiar ninguém. Se não tiver condições e o povo quiser algo mais moderno, então a mercearia terá necessariamente de mudar.

Anónimo disse...

Peçam ao FEDER.

Anónimo disse...

O proprietário deveria receber uma medalha, sobreviver após a abertura do mega armazém espanhol é obra. Está de parabéns pela coragem e perseverança.
Os moradores têm uma grande responsabilidade, a que ajudar, e continuar a fazer compras nesta e nas outras sobreviventes.

O futuro vai passar por estes espaços, foi assim que aconteceu em todo o lado e em Lisboa não será excepção.

Vasco Rodrigues disse...

Uma loja que queira sobreviver tem que ter qualidade.
Qualidade nos produtos que vende, qualidade nas instalações, qualidade nos serviços que presta.
Pese embora a simpatia dos comerciantes a loja não tem nem oferece o mínimo de qualidade, tal como as fotos claramente demonstram.
Já frequentei ocasionalmente esta loja e sinceramente não percebo a razão de ser deste apelo.
A organização da loja é simplesmente pavorosa, revelando que os comerciantes não têm o mínimo de noção de exposição dos produtos com sentido comercial.
Lojas assim geridas têm mesmo é que fechar.
Quanto ao espaço, se tiver alguns elementos arquitectónicos interessantes, isso sim, deveriam ser preservados!

Filipe Melo Sousa disse...

Porque é que o autor deste post não compra a mercearia, e arranja-o da maneira que entender?

Não entendo tamanha ingerência no negócio dos outros. A brincar aos ditadores?