25/02/2010

DW-TV: «Lisbon, slowly dying out...»

DW-TV EUROPA - European Journal - 24 Fevereiro 2010

The Magazine from Brussels - Europe fears a Euro crash. As well as Greece, other EU nations are mired in debt. European Journal focuses on Portugal's debt trap and Iceland's EU ambitions.

«Lisbon is one of Europe's most beautiful cities but it is slowly dying out. The economic crisis is robbing the city on the Tejo of its children.»

Para ver o sector onde se trata da morte lenta do centro de Lisboa, e da inoperância da CML e do Governo, o programa repete:

25.02.10 10:30 UTC
26.02.10 04:30 UTC

O Programa também está disponível na net aqui:


Foto: Edifício em Alfama, perto do Palácio Dona Rosa (retratado no programa da DW-TV).

3 comentários:

Anónimo disse...

O decrescimento do número de nascimentos em Lisboa é muitíssimo anterior e tem muito pouco ou mesmo nada que ver com a actual crise.

Esses camaradas bem podiam ter feito o trabalho de casa.

A.lourenço disse...

Obviamente não tem nada ou pouco a ver com a actual crise,é bem mais grave e vasta que isso. Esta reportagem tem vários aspectos extremamente negativos para a cidade de Lisboa e para o País e a maioria deles verdadeiros. A realidade é que Lisboa, uma das cidades mais bonitas da Europa, sem dúvida, está muito mal tratada, e não é só de agora.Os bairros históricos estão ao abandono com muitos prédios devolutos e inclusivamente com prédios renovados, da CML que estão desabitados. O que se passa em Alfama, Mouraria, ou na zona ribeirinha é absolutamente pavoroso e num momento em que se investe em obras "faraonicas" talvez fosse bom parar para pensar e por uma vez começar a construir a casa pelas fundações e não pelo telhado. Esta reportagem é má,pois é, mas infelizmente reflete o que se passa na cidade e no País e passa para o exterior uma imagem extremamente negativa mas verdadeira. Lisboa tem todas as potencialidades para ser uma das capitais mais agradáveis para viver e para ser das mais visitadas pelos turistas,todas, mas continuamos a cometer sempre os mesmos erros e a investir sempre mal.Quanto não daria Madrid,para ter as nossas condições geográficas e a beleza da nossa cidade.Quanto não dariam tantas cidades da Europa para ter o que que temos.Lisboa tem valores incalculáveis: As pessoas,a paisagem,a situação geográfica, os bairros históricos e o património, a gastronomia... As potencialidades são tantas e é um crime o estado a que a cidade chegou( o mesmo se passa por todo o País onde estamos a dar cabo da paisagem , dos rios, dos valores culturais, etc. Quanto vale para as populações de uma zona um rio limpo e bonito? Quanto vale uma cidade cuidada?Quanto vale uma paisagem ordenada e bonita?O que nos leva a querer viver ou visitar determinado sítio?)
Pelos vistos ainda vai piorar pois não vejo vontade, a não ser pontualmente, de mudar.A beleza de Lisboa( e do País) é enorme, mas parece que teima-mos em desfigura-la , em torna-la feia.E ninguém gosta de viver em sítios feios nem ninguém quer visitar sítios feios.
Lisboa merecia melhor, e o País, que teimamos em dizer que é pobre, porque não valorizamos a sua verdadeira riqueza também.Tenho vergonha do que vi, devíamos ter todos.Porque todos somos culpados.

FJorge disse...

É cada vez mais óbvio que o Lisboa não pode sobreviver apenas da reputação de ser «uma das cidades mais bonitas da Europa». Sem um investimento forte na reabilitação urbana vamos assistir a cada vez mais reportagens como esta que contribuem para a erosão da imagem da nossa capital.

Que turistas é que vão querer visitar uma cidade degradada, suja, com monumentos grafitados, comércio decadente, com ruas repletas de prédios devolutos e carros em cima dos passeios?