13/02/2010

Portas de Lisboa....pequenas obras de arte!

Maravilhas de Cassiano Branco na Av. Alvares Cabral....

10 comentários:

Xico disse...

Já que anda pelo estrangeiro, vou-lhe dizer uma coisa que talvez não saiba. Esses predios costumam ter os elevadores com portas de grades, mas agora vão deixar de ser, vão passar a ter portas normais de elevadores, regras da ASAE.
O predio dos anos 50 onde os meus avós moram algures no Cp Grande já tem as portas novas.

vm disse...

Creio que há já muitos anos que as portas de grades nos elevadores são proibidas, embora se vejam muitas ainda. Não me parece errado isso. Para além de pouco práticas, não devem nada à beleza.
Grave é perderem-se estas portas que se vêem na fotografia. É lindíssima. E um dia destes no seu lugar estará uma de alumínio.

Há anos fui a um ferro-velho, em Camarate e fiquei doido com as centenas de portas de madeira antigas, lindíssimas, retiradas de prédios de Lisboa. Perguntei se alguém comprava "aquilo". O fulano disse-me que aquelas iam todas para os Estados Unidos. Estavam à espera de marcar o embarque.
Este país é fantástico e generoso com o que é seu.

Xico disse...

As grades são proibidas sim devido ao perigo de entalamento e de cortar mãos.

As portas de ferro e de madeira grandalhonas é porque são muito pesadas e porque fica mais barato pôr uma nova do que restaurá-las. Conheço um predio em Alvalade onde em media de 5 em 5 anos põe uma porta de aluminio nova. A ultima foi posta de modo a ter as caixas de correio fora do predio porque de dia ninguem está em casa para abrir a porta ao carteiro, já não há donas de casa como antigamente.

Anónimo disse...

Oh Xico... esperto:

A ASAE, não faz as regras, isso é a função da Assembleia da República, para a qual você votou (ou deveria ter votado). A ASAE faz cumprir as regras, coisa que em Porugal não é frequente, e como tal causa irritação!

Cumps.
f.

Xico disse...

A mim não me irrita nada, quem é contra todas as inovações não sou eu de certeza. Qualquer edificio deve estar adaptado à epoca presente. Num predio onde a maioria da população é velha acho muito bem que se ponham portas leves, e que as pessoas ponham janelas que isolam melhor que as de madeira, etc.

Claro que eu votei para a assembleia, não votei foi em quem conseguiu aprovar tal legislação.

Obrigado por me considerar esperto não é que eu já não soubesse, mas é sempre bom ser elogiado, pode ser que me lembre disso nos momentos em que esteja mais em baixo.LOL

Anónimo disse...

Ó Xico do Peugeot 205 quando aqui se escreve contra algo estás contra e quando aqui se escreve a favor de algo estás contra também. Só vens para aqui para vomitar arranja lá uma vida e cresce um bocadinho pá porque um tipo que acha que esta porta devia ser substituída por uma mais leve já foi submitido a lobotomia.

Paulo Ferrero disse...

Essa das portas novas dos elevadores ser imposição da UE é a maior aldrabice que conheço.

Anónimo disse...

Xico, não me leve a mal!

Só não me agrada ler "regras da ASAE", quando essa é das poucas instituições que se cumpre o seu papel neste país disfuncinal.

cumps.
f.

Johngavina disse...

Moro alguns predios ao lado e confirmo, no meu ainda são grades !

Xico disse...

Mas está fora do regulamento. Sujeitam-se a coima. Muitos ainda têm grades.

Mas se há tantos predios habitados e com gente a passar na rua junto a eles, em risco de derrucada e ninguem se importa com isso, por isso as portas dos elevadores acabam por ser um mal menor. Desde que se tenha cuidado para as crianças não porem as mãos entre as grades com os elevadores em andamento.