22/02/2010

Património Urbano : Resposta à pergunta do email de 15 de Fevereiro

Chegado por e-mail:

I. Hoje divulgamos uma vista aérea do quartel de Campo de Ourique, no interior do qual está implantada a alameda cuja fotografia divulgamos no email de 15 de Fevereiro

II. De contrução pombalina, este conjunto foi planeado pelo Conde de Lippe. Calçada e edificado possuem um inequívoco valor arquitectónico

Cremos ser absolutamente necessário salvaguardar este património e integrá-lo no espaço público, para o que basta abrir os dois portões que existem nas extremidades da alameda e que dão para as ruas de Campo de Ourique e Infantaria 16.

III. Foi neste quartel de Infantaria 16 que se iniciou (na noite de 3 para 4 de Outubro) a revolução que implantou a República. Pensamos que o espaço desta alameda e os edifícios que o ladeiam devem ser integrados no património municipal, podendo ser afectos a usos sociais (realojamentos), culturais (ateliers, galerias), municipais (serviços camarários) ou outros.

Fazemos um apelo a todos os interessados na salvaguarda do nosso património, e em particular às autoridades autárquicas, para impedirem a perda desta preciosidade de Lisboa.

IV. A todos pedimos para, desde já, divulgarem pelos meios de que disponham esta informação.




PERGUNTA: ONDE É QUE É ESTA MARAVILHA EM LISBOA?

4 comentários:

ana disse...

a resposta está na etiqueta.

Julio Amorim disse...

Calçada portuguesa....a mais bela de todas !!!!

Xico disse...

Vá lá, desta vez não é a calçada sueca!

HOMOSAPIENS disse...

Sem dúvida uma das mais belas calçadas portuguesas que já vi. O espaço também poderia ser utilizado para uso museológico.

Cumpts.