24/02/2010

LEGADO HISTÓRICO SOB AMEAÇA

Foram descobertos os acessos à cripta dos Marqueses de Castelo Rodrigo, no Palácio de São Bento (Assembleia da República), os quais correm o risco de ser destruídos!
foto: Bruno Ribeiro Tavares para o grupo Legado Histórico sob Ameaça


interior da cripta dos Marques de Castelo Rodrigo, agora sob ameaça.
Vêr grupo "Legado Histórico sob Ameaça" em:
Continuamos a assistir impávidos, aos sucessivos atentados, que sobre o nosso património e a nossa história, alguns impreparados vão cometendo.
Isto é tão mais grave por estar a ser feito nas barbas daqueles que deveriam ser o garante da nossa cultura e civilização.

Bolas para isto tudo!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

E contactar os serviços responsáveis no parlamento, como o Museu? E a CML? E o IGESPAR? Ou basta fazer uma página no facebook e pedir para “passar a palavra” enquanto nos queixamos que ”só neste país”?
E que tal fornecer mais informação concreta do que uns textos vagos e duas fotografias do que parece ser um corte num caneiro setecentista (que não é de todo surpreendente junto ao convento).

Manuel Costa

Anónimo disse...

Passa-se algo semelhante nas demolições do Instituto Bacteriológico Câmara Pestana.

Sobre os edifícios (actualmente já demolidos) foram identificadas algumas estruturas do Convento de Sant'Ana, (fundado no séc. XVI por D.João III) que deu origem ao topónimo de toda aquela área.

Apesar da celeridade dos trabalhos da equipa de arqueólogos presente na obra, o facto de todas as semanas aparecerem coisas "novas" (poço, caneiro, necrópole, ossários, compartimentos rebocados a estuques ou pavimentados a tijoleira) está a deixar muito impacientes os responsáveis da obra - Universidade Nova de Lisboa - que tem prevista para o local a construção de novos laboratórios da Faculdade de Ciências Médicas, (no prazo de dois anos, a contar de Set. 2009); que todos os dias pressionam não só a coordenadora dos trabalhos arqueológicos, como toda a equipa (que ao menos tem o apoio e benção do IGESPAR).

Os arqueólogos só empatam a obra e a UNL pelos vistos prefere pagar uma multa por destruição de património do que a eventual indemnização que o empreiteiro venha a pedir pelos possíveis atrasos.

Safadas das freiras que haviam de ter construído o Convento onde se querem fazer laboratórios de investigação.

Portugal, infelizmente é assim...

Anónimo disse...

E que tal perguntar se esses contactos não foram já feitos?
E que tal fazer você a sua parte, ao invês de criticar quem já fez alguma coisa?
Sim e que tal?

Joaquim Guedes