20/02/2010

LISBOA É...

...uma consola de iluminação do séc. XIX abandonada e na companhia de uma consola nova. Em vez de reabilitar, restaurar e actualizar o mobiliário urbano histórico, Lisboa descarta, destroi e abandona. Os pormenores que ajudam a diferenciar Lisboa vão saíndo e assim empobrecemos e descaracterizamos o ambiente urbano lisboeta. A antiga consola de iluminação - perfeitamente recuperável como sabemos pelo recente trabalho de actualização realizado pela CML em consolas exactamente iguais em vários bairros históricos - foi "substituída" sem remorsos por uma nova consola, de design mais próprio de zona fabril do que de uma zona de grande importância histórica. É assim na Rua do Marta Pinto (perpendicular à Rua de Belém), Freguesia de Santa Maria de Belém.

6 comentários:

Xico disse...

O candeeiro montado é urbano, penso não existirem candeeiros para zonas fabris e outros para zonas urbanas. São todos iguais, apenas retratam as épocas em que foram montados.

Anónimo disse...

na sua opinião tb só deve haver um tipo de prédio urbano não é? os prédios urbanos são todos iguais, apenas retratam épocas diferentes não é?

Xico disse...

Todos têm a mesma função, servir de lar a pessoas e animais domésticos.

Anónimo disse...

Quase pela calada, e sem darmos quase conta disso, a câmara vai abatendo mobiliário urbano antigo da nossa cidade. Isto é património de todos! Lamentável. Obrigada pela denúncia!

Anónimo disse...

E ainda há gente que não entende!
Excelente foto!

Anónimo disse...

Já agora, sigam o conselho do grande prêzidenti Costa e no site da câmara (minúscula, sff) entrem pela porta designada "a minha rua" onde as pessoas podem facilmente num mapa da cidade sinalizar o problema que têm a denunciar.

Os resultados prometem ser excelentes...