10/06/2010

Torre de Belém.

07-06-2010


Categoria: Ambiente, Intervenções no Espaço Público

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) está a preparar uma intervenção de requalificação do Jardim da Torre de Belém.


Jardim da Torre de Belém

Nos últimos anos, o Jardim da Torre de Belém tem sido palco de múltiplos eventos os quais têm colocado em causa a sua sustentabilidade. Por esse motivo, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) está a preparar uma intervenção que irá requalificar, e dotar, o jardim da Torre de Belém com as condições de carga e mobilidade técnica necessárias a realização destas actividades.

O projecto de arquitectura paisagista está em conclusão e foi sujeito avaliação prévia de intenções pelo IGESPAR que não levantou objecções ao proposto pela CML. O início da intervenção está previsto para os próximos meses.

O projecto contempla o reforço das zonas de atravessamento dos veículos dedicados à montagem de espectáculos, a instalação de placas alveolares para relva nas zonas onde, recorrentemente, são localizados os palcos e outras estruturas acessórias ligadas aos eventos. Esta solução permitirá proteger as zonas verdes de serem danificadas durante as manobras de veículos pesados e será repetida nas faixas marginais aos caminhos onde se prevê, durante os espectáculos, a possibilidade de instalação de equipamento, e o acesso para cargas e descargas. Serão ainda colocados dois pontos centrais de distribuição de electricidade, em dispositivos retrácteis, que só serão visíveis e acessíveis enquanto decorrerem os eventos.

O projecto prevê ainda que os caminhos interiores do jardim mantenham a mesma estrutura e largura e a substituição do pavimento betuminoso por uma calçada de calcário. A calçada que delimita o jardim será alargada junto ao Restaurante Vela Latina e rebaixada junto da estátua dedicada a Gago Coutinho e Sacadura Cabral de forma a salvaguardar a circulação de utentes de mobilidade reduzida. As árvores existentes serão mantidas, estando prevista a plantação de dois contínuos arbustivos, um na frente que confina com a Av. Brasília e outro a delimitar o passeio existente em calçada. A zona relvada central será melhorada através duma mobilização geral e aligeiramento da textura do solo e pelo estabelecimento de um novo revestimento relvado.

Os bancos propostos na intervenção são iguais aos já existentes na zona central do jardim, que serão substituídos por se encontrarem muito degradados, sendo reforçados com três novos elementos. O lago existente será limpo.”


In Lisboa verde-CML 7-6-2010


No dia 6 de junho (e já mais algumas vezes anteriormente) foi aqui colocado um post sobre o estado do relvado e do jardim em geral. No dia 7 a CML colocou esta noticia no seu site. Ainda bem e esperemos que esta requalificação seja rápida, para bem do local e da cidade. Relembro que a cimeira, que danificou irremediavelmente parte do relvado já ocorreu há 8 meses e que entretanto praticamente todo o restante relvado está a morrer por falta de rega e tratamento.


Sem comentários: