16/06/2010

QUANDO A TERRA TREMER

Quando a terra tremer... from Câmara Municipal de Lisboa on Vimeo.

3 comentários:

Jose S. Clara disse...

Muito bem! Algum dia iremos precisar...

Ferreira arq disse...

Deixo mais algumas dicas a este óptimo trabalho: - Estudos recentes esclarecem que, para sismos mais graves, as melhores zonas de segurança não são debaixo das mesas ou das camas, mas sim, imediatamente ao seu lado; essa é a zona onde os objectos maiores, as próprias lajes, vigamentos, etc., apoiando nesses elementos, libertam uma pequena saliência entre si e o resto do pavimento. Aí têm sobrevivido pessoas que ficariam esmagados pela compressão do que cai em cima, se estivessem debaixo das camas ou mesas. Os destroços da cama são, por vezes, suficientes para criar uma diferença de altura, onde cabe, mesmo ao seu lado, a pessoa que se consegue salvar.

Anónimo disse...

Sr. Arquitecto também eu ja recebi um e-mail que fala nesse triângulo da vida, que refere. Contundo e depois de falar com um amigo meu geólogo especialista em sismo para testar a veracidade desse "triângulo", o que ele me respondeu era que isso não estava comprovado, continuando-se, pois a sugerir às pessoas que se coloquem por baixo de mesas, etc..

A propósito deste assunto dos sismos, aconselho a visualização no siet da tvi 24 uma reportagem sobre o que aconteceria a Lisboa se esta sofresse um sismo, das falhas já detectadas e das que nem se tem ideia. É uma reportagem muito interessante.