Exmos. Senhores
Em virtude do aparente bloqueio que se verifica hoje, dia 29 de Junho, no sistema de registo automático do site da CML, serve o presente para remeter a esses serviços a proposta do Fórum Cidadania Lx para o OP 2011, que é a seguinte:
"Requalificação do eixo Camões-Príncipe Real em prol do transporte público (reintrodução eléctrico E-24) e dos moradores, com redesenho do espaço público para conforto e segurança dos movimentos pedonais, incluindo pessoas de mobilidade reduzida. Tal implicará transformar partes deste eixo em zonas mistas peão/ eléctrico/automóvel (ex. “pedonalização” da R.Misericórdia e R.S.Pedro Alcântara, troço Lg.Trindade-R.Taipas). Este projecto impede o tráfego de atravessamento deste eixo, sendo que o relativo à Rua do Século e à Rua da Rosa pode ser impedido alterando sentidos de circulação (anexo)."
Melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel Atanásio Carvalho, Fernando Jorge, Júlio Amorim, Luís Marques da Silva, Jorge Santos Silva, João Diogo Moura, João Oliveira Leonardo, Nuno Vasco Franco, Artur Lourenço, Renato Grazina, José Morais Arnaud e António Branco Almeida.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
13 comentários:
Acho esta proposta excelente, podem contar com o meu voto. Espero que consigam divulgá-la, nomeadamente nos órgãos de comunicação social. Já é altura de reintroduzir o eléctrico 24 e pedonalizar o troço que referem. Acho que também seria importante (possivelmente está implícito na vossa proposta) aumentar os passeios da Rua da Misericórdia, eliminando o estacionamento nessa rua (o que não faltam são parques de estacionamento nas redondezas).
Desculpem mas, qual era o percurso do eléctrico 24?
Sim senhor, gosto.
Espero é que na vossa proposta equacionem também a possibilidade de nesta zona circular também as carreiras 1, 202, 758 e 790.
O percurso do 24 proposto é Praça Luis de Camões - Largo do Rato - Campolide.
Diga-se de passagem que a grande maioria do percurso encontra-se garantido pela carreira 758.
Seria interessante colocar uma rota turística passando por estes locais, sem dúvida. Em termos de serviço público, os eléctricos que seriam empregues no 24 teriam muito mais proveito se fossem aplicados no 18 (para aumento de frequência) e no 28 (reforço de oferta).
O E-24 deve reabrir tal como era, ou seja, do Cais do Sodré a Campolide, mas uma vez que há quem diga que já está inviabilizada essa possibilidade por força das obras que a CML desenvolveu há coisa de 10 anos no topo norte da R. Conselheiro Fernando Sousa/Campolide, então que a linha vá e volte às Amoreiras. Há que reabrir também o ramal até ao Carmo, até junto ao elevador de Sta. Justa, pois trata-se de um percurso soberbo do ponto de vista turístico. Enquanto que a linha até às Amoreiras é essencialmente funcional para quem viaja diariamente nesse eixo. Seja como for, E-24 é preciso!
Tal como o Filipe, fiquei foi na dúvida em relação aos autocarros que lá passam.
Pretendem acabar com eles??? Com aquela zona mista Peão/Eléctrico acaba-se com carreiras bastante importantes. Devia ser uma zona mista Peão/Transportes Públicos
Se não fosse essa incerteza, seria uma proposta que eu votaria a favor
boa proposta.
apresentei também uma que consistia num passadeira do tipo "barnes dance" entre os Largos do Chiado e Camões e as Ruas do Alecrim e Misericórdia.
A pedonalização da Rua Garret também seria positiva.
A quantidade de peões existente na zona envolvente ao Bairro Alto/Chiado/Principe Real e cada vez mais durante o dia, assim o exige.
Obviamente que o ideal seria somente eléctricos, mas isso será impossível no curto e médio prazo.
Excelente! Se passam só eléctricos ou autocarros também é um detalhe! E não precisa de ser caro - ver a forma como Nova Iorque pedonalizou de um dia para o outro partes da Broadway!
Também darei o meu apoio a esta proposta, que acho muito interessante e, para o país de burocratas que temos, muito arrojada, mas não impossível. É só haver vontade.
Luís Alexandre
A reabertura do ELÉCTRICO 24 aparentemente não é da área de competência da CM de Lisboa...
No âmbito do Orçamento participativo de 2010 a resposta da CM a uma proposta nesse sentido - Reabertura da carreira de eléctrico nº 24 (proposta excluída Nº 866) foi:
As propostas podem referir-se, nas áreas de competência da autarquia bem como das empresas municipais aderentes, a investimentos, manutenções, programas ou actividades.
Embora não seja de área de competência do município, será dado conhecimento do conteúdo da proposta à CARRIS.
Ou seja, da presente proposta a votação podem excluir o eléctrico 24.
O eléctrico continua a ser uma espécie em vias de extinção
Esta proposta não ... propõe a reabertura do E-24, tem "apenas" como adquirida a mesma, pois sem o E-24 é impossível de concretizar. Neste momemto a reabertura do E-24 é consensual pelo que apenas resta saber QUANDO.
Enviar um comentário