27/05/2011

Antiga gare do Arco do Cego vai ser transformada num espaço polivalente aberto 24 horas por dia

In Sol Online (27/5/2011)

«A antiga gare da estação do Arco do Cego, em Lisboa, vai ser transformada num espaço polivalente, aberto 24 horas por dia, equipado com biblioteca, mediateca, um núcleo de exposições e um espaço para trabalhos experimentais.

A reabilitação da estação do Arco do Cego surge na sequência de um acordo para a cedência daquele espaço assinado hoje pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo Instituto Superior Técnico (IST).

«Este projecto vai dotar o Técnico e a cidade de um grande espaço de estudo que vai estar aberto 24 horas por dia a todos os estudantes e a toda a comunidade», sublinhou o presidente do IST, António Manuel Serra.

O responsável afirmou que pretende dotar o espaço com uma biblioteca, um núcleo museológico, uma mediateca, um espaço multifuncional para aulas, exames, encontros e seminários e um estúdio para trabalho experimental.

«Vamos construir também uma área coberta de 500 metros quadrados a utilizar pela Câmara Municipal de Lisboa para serviços da Protecção Civil. É a justa contrapartida pela generosidade da câmara em todo o processo», referiu.

António Manuel Serra disse ainda que a obra está orçada em sete milhões de euros e apelou ao ministro das Finanças do novo Governo para não interferir na autonomia universitária.

«Os ministros das Finanças que vierem, que não tenham a tentação de tomar medidas que ponham em causa a autonomia universitária de gerir as receitas que geramos», sublinhou.

O presidente do IST disse ainda que o Técnico tem receitas no valor de 65 milhões de euros, conseguidas através de trabalhos que faz para empresas portuguesas e estrangeiras e projectos de investigação internacionais.

«É dessas receitas que pagamos todos os salários e fazemos os nossos investimentos», disse.

O responsável pediu ainda aos serviços da câmara e aos técnicos do IST esforços no sentido de se iniciar a obra em 2012.

No final da cerimónia, ofereceu ao presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), uma medalha do centenário do IST, que se assinala este ano.

O autarca destacou a importância deste projecto para a cidade, afirmando que «vai ser uma âncora importante de fixação dos jovens e de visitantes a Lisboa».

«Não basta reabilitar edifícios, é preciso dar-lhes uso e este projecto vai trazer vida ao local», sublinhou.

António Costa considera também que aquele espaço vai reforçar a concretização do programa camarário 'Lisboa Cidade Erasmus'.

Quanto ao edifício destinado à Protecção Civil, explicou que se insere na estratégia de reabilitação do dispositivo territorial dos Sapadores Bombeiros de Lisboa.

«Lisboa tem uma enorme fragilidade sísmica e Monsanto é a zona de maior resistência sísmica. Houve a opção estratégica de colocar os sapadores na zona mais segura, deixando na cidade pequenas unidades com capacidade de resposta para pequenas ocorrências do dia a dia», explicou.

Ao abrigo deste protocolo, a câmara vai construir e concessionar um parque de estacionamento debaixo da antiga estação do Arco do Cego.

Lusa/SOL»

...

Uma boa notícia. Será desta?

6 comentários:

Anónimo disse...

excelente noticias. com o jardim e ciclovia ali perto, vai ser uma zona mt central.esperemos por OBRA no terreno

Xico205 disse...

Ainda menos estacionamento numa zona já carente.

Um edificio com história industrial e rodoviária que é amputada assim sem mais nem menos!!!!

Xico205 disse...

E a Câmara tinha prometido que iria ser aqui o Museu dos Transportes de Lisboa!


Está-se mesmo a ver que algum dia hei de votar nos mentirosos do PS! Nunca votei nem vou votar.

Anónimo disse...

Portugal precisa de espaços abertos 24/24h onde se possa ESTUDAR, PREPARAR EXAMES, REDIGIR TRABALHOS; não de um museu (por mais valor que tenha) para se visitar só ao Domingo. Concordo completamente com o projecto!

Anónimo disse...

um ano depois, e ainda está tudo igual.

Anónimo disse...

um ano depois, e ainda está tudo igual no arco cego.
Lisboa carece de espaços disponiveis para o estudo 24h/dia, 365 dias/semana.
Se as universidades não disponibilizam espaços com estas caracteristicas, entidades privadas deveriam assegurar este serviço, por exemplo, mediante uma avença.