04/05/2011

Fórum Cidadania quer grande museu no Miguel Bombarda

OFórum Cidadania quer grande museu no Miguel Bombarda (in Publico)

Fórum Cidadania Lisboa defendeu ontem a necessidade de se preservar o património museológico do Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa, sublinhando que o que está em causa não é apenas o Pavilhão de Segurança, mas outros edifícios, nomeadamente o principal, onde, refere, deveria ser instalado um Museu de Arte de Doentes, Outsider Art e Neurociências, “único na Península”.

Num comunicado, o Fórum congratula-se com o facto de o Parlamento ter aprovado uma recomendação ao Governo (publicada em Diário da República anteontem) para a “preservação e valorização” do património daquele hospital que está a ser desactivado e que deverá encerrar em breve. E sublinha que essa recomendação refere não apenas o Pavilhão de Segurança, onde funciona já um museu com a colecção de arte dos doentes, e o balneário D. Maria II (ambos classificados), mas também “a sua envolvente”.
A recomendação dos deputados “estabelece assim a não-dispersão (para o Hospital Júlio de Matos e outras instituições) das valiosíssimas e interdependentes colecções e arquivos” e “não isola e restringe o espaço museológico ao Pavilhão de Segurança, o que contraria o silêncio e a indefinição que têm vindo a ser expressos pelos ministérios da Saúde e da Cultura”.

Manter um conjunto mais alargado de edifícios é fundamental para se conseguir criar um verdadeiro museu que inclua a parte histórica do arquivo clínico do hospital, diz ao PÚBLICO Vítor Freire, antigo administrador do Miguel Bombarda e fundador do actual museu. “Estamos numa altura decisiva para se decidir a constituição deste grande museu.”

1 comentário:

Anónimo disse...

Jaime de António Reis e Margarida Cordeiro:

http://www.youtube.com/watch?v=0ZTOSx85DHM