23/05/2011

Esplanadas e lojas na Colina do Castelo





Exmo. Senhor Vereador José Sá Fernandes


Na sequência do esforço feito pela CML em disciplinar as esplanadas da Baixa, vimos alertar para outra zona urbana de grande importância histórica e turística mas que apresenta, infelizmente, muitas situações que desqualificam gravemente o seu Ambiente Urbano: a Colina do Castelo.

Enviamos em anexo apenas 3 casos que julgamos serem exemplificativos dos problemas de que continua a padecer aquela zona em matéria de ocupação indevida e/ou desqualificada do espaço público, nomeadamente, esplanadas com mobiliário desadequado, excesso de dispostivos de publicidade e ocupação abusiva da via pública.

1- Esplanada de restaurante no Miradouro de Santa Luzia (propriedade da CML): chapéus de sol e mobiliário de 5 marcas diferentes;

2- Lojas na Rua do Chão da Feira, entrada principal do Castelo de S. Jorge (propriedade da CML): ocupação caótica da via pública com dispositivos de venda/publicidade, alguns com carácter de permanência;

3- Rua do Recolhimento, dentro do bairro civil do Castelo de S. Jorge: dispositivos de publicidade ("mega-menús"), chapéus de sol com publicidade e esplanada ocupando a totalidade de uma via pública (Travessa do Recolhimento).


Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho e Júlio Amorim





3 comentários:

Anónimo disse...

Porreiro porreiro era termos aquelas esplanadas standard que podemos encontrar em qualquer cidade do mundo. Isso é que é muita baril.

E se vier com uma publicidadezinha à Budweiser ou Calsberg ainda melhor! Dá assim um ar chique e cosmopolita. Que fixe, pa.

Anónimo disse...

Acha mesmo que esta gentinha que dá os alvarás e as licenças têm sentido estético? Eu acho que não.

Vítor Vasconcelos disse...

Passei hoje pela Colina do Castelo e a esplanada das primeiras fotos já não conta com os guarda-sóis multi-marca e a publicidade das cadeiras foi coberta com fita adesiva verde. Parece que a CML anda atenta ao blog...