27/03/2012

Iluminação Pública … Faça-se Luz ! por António Sérgio Rosa de Carvalho


Modelo "Periscópio", escolhido pela Sociedade Frente Tejo e C.M.L. para a Real Praça do Comércio, tradicionalmente conhecida como Terreiro do Paço.


Já, por diversas vezes, este tema foi abordado e ilustrado neste “blog”.
Tivemos diversos casos na zona de Alvalade e outras zonas da cidade de Lisboa de substituição das tipologias de Iluminação Pública: «Ano após ano, Lisboa vai perdendo os seus candeeiros "imagem de marca" e ninguém liga, e quando alguém quer ligar é desligado sub-repticiamente. Os abates e substituições de candeeiros, colunas e consolas de iluminação têm vários anos, cruzam executivos de vários quadrantes. Atingem indiscriminadamente candeeiros do séc. XIX e modernistas dos anos 40; em ferro forjado (ex. consolas de 1953), fundido (ex: colunas "caravela", 1949) e em marmorite; com ou sem corvos a coroá-los, seja nas Avenidas Novas, seja onde for. O que noutra cidade, com outras luminárias, motivaria a encomenda de réplicas cuidadas, em Lisboa abate-se. Mais: o que tem sido feito nada tem que ver com eficiência energética, porque as estruturas tradicionais suportariam sempre eventuais readaptações.” In Público (6/10/2010)
Mais palavras para quê ... ?
Olhemos antes para a escolha do Comité Municipal de Amsterdam, que em conjunto com as associações cívicas e institucionais de defesa do Património (e da Imagem Histórica da cidade), decidiu desenvolver este protótipo.
Reparem que o modelo da Lanterna de coroa da segunda metade do Sec. XIX é reproduzido em três variantes, mas aplica uma técnica (high-tech) de iluminação contemporânea com reflector, que conjuga de forma muito eficaz e subtil, a reconstituição da imagem histórica com a eficácia da Iluminação, mas de forma muito sofisticada e correcta para a zona dos canais e todo o Centro Histórico.



Protótipo redescoberto em Antiquário e modelo de referência inspirador do novo.










Esta, outra tradição na Iluminação Pública dos Canais e ruas do Centro Histórico de Amsterdam.
As lanternas colocadas nos edifícios individualmente, e nas entradas, de forma simétrica.

7 comentários:

Paulo Ferrero disse...

Excelente post, caro António!

David R. Foster disse...

Parabéns pelo post !

Anónimo disse...

muito feios esses candeeiros antigos. os antigos mais simples como ainda temos em Lisboa ficam melhor

Anónimo disse...

Só há duas explicações para fazerem isto em Lisboa: incompetência e/ou interesses económicos...

Anónimo disse...

Temos de prosseguir esta batalha para serem repostos os candeeiros do Terreiro do Paço, ou os que lá estavam, ou de outro modelo marcadamente "lisboeta"

Os periscópios e os outros mais perto do Cais das Colunas em V são um atentado à identidade de uma das mais belas praças do Mundo, prejudicando a imagem de Lisboa e o sector económico do Turismo Cultural

A.lourenço disse...

excelente post!Sem dúvida.

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Só há duas explicações para fazerem isto em Lisboa: incompetência e/ou interesses económicos...

12:51 PM

----------------------------

Eficiência energética.