27/03/2012

Candeeiros históricos do Terreiro do Paço em risco

in http://sol.sapo.pt/, 27 Março 2012. Por Margarida Davim.



O Fórum Cidadania Lx escreveu a António Costa, pedindo-lhe para salvar os últimos exemplares de um modelo de candeeiros do século XIX, que correm o risco de desaparecer do Terreiro do Paço nas obras de requalificação da praça lisboeta.
«Em França, nomeadamente em Paris, este tipo de mobiliário é acarinhado e preservado nas grandes praças reais. Porque não fazemos isso em Lisboa? Porque insistimos em impor peças contemporâneas em contextos históricos consolidados?», pergunta o grupo de defesa do património que quer impedir o abate de seis candeeiros históricos no Terreiro do Paço.

Em causa, explicam na carta que enviaram ao presidente da Câmara de Lisboa, está «o que resta das colunas de iluminação fabricadas em finais de 80, princípios de 90, do século XIX, provavelmente ainda para iluminação a gás».

Os candeeiros, «inspirados no modelo parisiense» teriam originalmente uma lanterna a encimá-los «que seria substituída por um globo translúcido, modelo conhecido por "nabo", no final dos anos 20 do século passado».

Agora, o «seguimento da empreitada de requalificação do espaço público a decorrer na praça» está a tornar iminente o desaparecimento daquele mobiliário urbano do topo Norte do Terreiro do Paço.

Razão suficiente para o Fórum Cidadania Lx falar numa «perda irreparável na estética e história da praça mais emblemática da cidade e do país, perdendo-se, inclusive, a preocupação de simetria com que foram ali colocados em sintonia com o conjunto de candeeiros que bordejam o Cais das Colunas».

O grupo composto por Luís Marques da Silva, António Branco Almeida, Fernando Jorge, Virgílio Marques, Júlio Amorim, Nuno Caiado, Jorge Pinto, Alexandre M. Cruz, Rui C. Dias, João Leonardo, José Soares, Irene Santos e Carlos Matos pede a António Costa que impeça o abate dos candeeiros, mas também que «estude o regresso dos candeeiros entretanto abatidos em 2010».

3 comentários:

Anónimo disse...

Seria bom que esta acção de sensibilização deste blog fosse o ponto de partida para um movimento mais amplo dos cidadãos de Lisboa para evitar que prossiga este atentado à iluminação da cidade. Recordo-me de que, na década de 60 do século XX, houve pelo menos uma campanha num jornal diário para repor o passeio e jardim do lado ascendente da Av. da Liberdade, após as obras do Metro, e a CML, então não eleita, escutou a vontade da opinião pública e publicada.
José Honorato Ferreira

M.Almeida disse...

Esperemos que rapidamente se consiga voltar a repôr os candeeiros tradicionais do Terreiro do Paço. Mas que ideia é esta de colocar uns abortos que nada têma ver com o estilo da Praça do Terreiro do Paço. Na realidade António Costa faz questão de ir destruindo aos poucos a tradição lisboeta. Nada destas aberrações se vêem lá por fora. Todos os países que se prezem respeitam a sua tradição, mas este senhor basta olhar para o que se tem feito na Baixa-Chiado para perceber o que este senhor e seus aliados pretendem. SOmos de facto gente sem nível.. Somos um povo reles, mas reles como esta geração de dirigentes que nos tem governado ao longo de 38 anos é difícil de encontrar.

Xico205 disse...

Agora a culpa é dos politicos!! Os eleitores é que votam neles e a culpa é dos politicos!!! Sempre a aprender!