21/03/2012

Castelo de S. Jorge propõe "experiência sensorial única"




Por Ana Henriques in Público

Vídeo musicado vai ser projectado nas muralhas do monumento, numa parceria público-privada a 15 euros por cabeça



Dura meia hora e custa 15 euros por cabeça a "experiência sensorial única" que, a partir de 30 de Março, animará as noites do Castelo de S. Jorge durante cinco anos. Em que consiste? Num vídeo musicado projectado nas muralhas interiores do monumento.
A iniciativa é fruto de uma parceria público-privada entre uma empresa municipal, a Egeac, e uma firma privada de projectos culturais, a Lisboa, Quem És Tu?. Das receitas de bilheteira da iniciativa, 85% reverterão para o privado, que propôs o negócio à autarquia e se responsabiliza pelo investimento, da ordem dos 290 mil euros.
A ideia é mostrar a história da cidade aos turistas através da projecção multimédia, que não conta com qualquer texto informativo de suporte, mas apenas com uma selecção musical que vai desde Amália aos Buraka Som Sistema. Apesar de a apresentação do vídeo à comunicação social ter ocorrido ontem, pouco se viu desta "produção pioneira que mudará o paradigma de rentabilização dos nossos activos patrimoniais e turísticos", nas palavras dos seus autores. "Estamos a dar os últimos retoques na sonoplastia", justificou Bernardo Vilhena, da Lisboa, Quem És Tu?
Apenas foram divulgados dois pequenos excertos. Um deles consiste num avião a aterrar em Lisboa; no outro, vêem-se as personagens dos painéis de S. Vicente a viajar de eléctrico, imagens antigas do Terreiro do Paço, o metropolitano de Lisboa a circular e até contentores a serem descarregados à beira-rio. O show de luz e cor é ao ar livre e baseia-se em técnicas de videomapping 3D, desenho digital e animação.
Por mais 14 euros, os espectadores têm direito àquilo que é designado como "uma experiência gastronómica local": uma caixa com peixinhos da horta, pastel de bacalhau, pastel de massa tenra e pastel de nata, entre outras especialidades.
A Câmara de Lisboa faz questão de salientar que o financiamento do projecto é totalmente privado. Para a iniciativa se pagar a si própria são necessários pelo menos 115 espectadores por noite. A autarquia está à espera de conseguir arrecadar pelo menos 60 mil euros até Outubro de 2013, verba sem a qual poderá denunciar o contrato com a empresa de Bernardo Vilhena - a quem a Egeac já entregou antes a produção de várias iniciativas no Castelo de S. Jorge por ajuste directo. Caso a empresa municipal queira, sem motivo justificado, acabar com a "experiência sensorial única" no castelo antes de 2016, isso custará às finanças municipais 270 mil euros, a título de indemnização à Lisboa, Quem És Tu?
"Gostaria muito de fazer isto noutras partes da cidade", referiu o presidente da Egeac, Miguel Honrado. "Mas trata-se de um grande investimento". O projecto pretende ser "uma referência internacional na animação do património monumental".

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