12/09/2011

Belenenses tenta novo projecto imobiliário

Vem hoje no Público, secção Desporto (!) que o Belenenses vai tentar aprovar na CML um projecto para construir health club, residência para idosos, clínica e polo universitário (?!). Envolve o Arq. Massapina e o Vítor Santos (Bibi). Assunto a seguir com atenção...;

Belenenses tenta projecto para a zona do estádio
Por Ana Henriques

Com o estádio do Restelo penhorado desde Maio, a direcção do Belenenses inicia hoje negociações com a Câmara de Lisboa para levar por diante um projecto imobiliário destinado a assegurar a sobrevivência do clube.

Nos 11 hectares situados pouco acima do Mosteiro dos Jerónimos, o Belenenses quer erguer um health club, uma clínica, uma residência para idosos e ainda um pólo universitário. A substituição do velho estádio por um novo equipamento, mais pequeno e moderno, não está prevista para esta primeira fase do projecto, assegura o presidente do clube, António Soares, que se recusa a falar em projecto imobiliário. "O que está em estudo é a requalificação do complexo desportivo através da construção de novos equipamentos", diz. "Não haverá nem habitação nem escritórios", afirmou em conversa com o PÚBLICO.

Há muito que o Belenenses tenta ultrapassar a complicada situação financeira em que se encontra, rentabilizando os terrenos do Restelo. Um projecto de 1999 previa a construção de condomínios habitacionais, comércio e serviços, além de um novo estádio. O facto de o clube se encontrar numa zona nobre e patrimonialmente protegida de Lisboa tem inviabilizado todos estes planos, sucessivamente chumbados pela autarquia.

António Soares admite que é a sobrevivência do clube, cujas dívidas atingem cerca de 20 milhões de euros, que está em causa. Depois de ter deixado de conseguir pagar os juros de um empréstimo de cinco milhões contraído em 2008 junto do Banif, o Belenenses viu, em Maio passado, o banco penhorar-lhe o estádio e respectivo terreno. "Como já chegámos a um acordo de pagamento com o Banif, quando agora terminaram as férias judiciais pedimos ao juiz para levantar a penhora", adianta o dirigente desportivo.

Como já sucedeu no passado com outros projectos, o Belenenses anda à procura de investidores para levar por diante o health club, a clínica, a residência para idosos e ainda o pólo universitário. António Soares não quer avançar nomes, mas o PÚBLICO sabe que um dos potenciais interessados é o empresário da construção civil Vítor Santos, "Bibi", conhecido pelas suas ligações ao Benfica.

Sócio do clube, o arquitecto Vasco Massapina tem estado envolvido nestas negociações, não tanto pelas suas aptidões profissionais mas "para tentar angariar investidores", diz António Soares. O projecto propriamente dito está a cargo de um atelier de arquitectura cujo nome o dirigente não quer, por enquanto, desvendar.

Certo é que a ligação de Massapina ao clube pode revelar-se vantajosa, como admite António Soares: o arquitecto integra o conselho consultivo do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, organismo que terá uma palavra decisiva sobre o projecto, dada a proximidade dos Jerónimos, monumento classificado como património mundial. "Vamos trabalhar com a Câmara de Lisboa para encontrarmos uma solução que possa ajudar o Belenenses", refere o dirigente. "Nos terrenos do clube o plano director municipal apenas permite equipamentos desportivos. Se algum dia a câmara mostrar abertura nesse sentido gostaríamos de demolir este estádio, que é de 1955, para construir um novo. Mas até agora isso não aconteceu", acrescentou.

As dificuldades financeiras obrigaram, há um ano, ao encerramento das piscinas do clube, que não voltaram a reabrir. Uma delas é olímpica. "Como durante anos não se fez a manutenção deste equipamento, a sua degradação era tal que o número de utilizadores não gerava receitas suficientes", explicou António Soares. "Tínhamos um prejuízo mensal de 25 mil euros". O projecto que vai ser apresentado na câmara prevê que no local onde as piscinas se encontram venha a ser construído um dos novos equipamentos destinados a equilibrar as contas do clube, devendo os tanques ser transferidos para outra zona do recinto.

Na temporada de 2009/2010, o Belenenses desceu à II Liga, onde se mantém ainda. Uma pouco honrosa posição para um clube que já conheceu dias de glória e é um dos raros emblemas portugueses a ter-se sagrado campeão nacional, feito que, além dele, apenas Benfica, FC Porto, Sporting e Boavista conseguiram.

11 comentários:

Anónimo disse...

O Belenenses é um clube de notorio interesse publico para a cidade.
Não comprometendo o PDM é da mais elementar justiça a câmara assegurar a viabilidade deste projecto.

Anónimo disse...

Já chega de serem sempre os dois do costume a beneficiarem de tudo. O Belenenses é um histórico de Portugal e que atravessa graves dificuldades mas também é de Lisboa.

Paulo Ferrero disse...

Ui, estou para ver que foi o início de uma belíssima parceria estratégica o caso da ampliação ernegúmena da casa da Rua de Alcolena. A ver vamos o que sai daí...

João disse...

Não vejo qual é o problema do Belenenses avançar com uma coisa destas, valorizando o espaço que está degradado e a envolvente. Ainda por cima na perspectiva da CML seria uma anuência justa, dado que trata os clubes da cidade de forma muito desigual.

Jose S. Clara disse...

Pois, podemos fazer no Restelo como na envolvente dos estádios do Benfica e do Sporting. Tratamos todos por igual... É da mais elementar justiça. Uns terrenos tão bons para urbanizar...

Pífaro Sodomizador disse...

Pólo universitário de quem? De mais lixo privado? A treta da Lusíada já está cansada dos ares da Junqueira?

Anónimo disse...

Justifica-se até que saia a Casa Pia de forma a libertar os valiosos terrenos junto ao Mosteiro dos Jerónimos para a urbanização. Talvez se faça esse projecto luxuoso que em tempos esteve previsto na zona chamado Torres do Restelo. Mais do mesmo, numa época de crise imobiliária. Brilhante.

João disse...

Não, Jose Clara. Certamente que o projecto não tem a ver com prédios horrorosos e respeita as volumetrias possíveis naquela zona.
Mas numa coisa estamos em desacordo, a mim parece-me sinistro que não se tratem todos por igual. Verifico que isso a si não o incomoda.

João Garcia disse...

Talvez não fosse má ideia fazer uma fusão com o Atlético, sobretudo a nível de infra-estruturas (por exemplo, tornar a Tapadinha campo de treinos do Belenenses), e ainda as Salésias...
Se não se fizer nenhum crime urbanístico, não vejo nada de mais, e é importante não desvirtuar o estádio do Restelo, é belissimo, quase um monumento do desporto ;)

São clubes afastados dos velhos tempos de glória, e como estão actualmente não têm futuro...

A.lourenço disse...

há tempos o Belenenses tentou fazer um projecto imobiliário horrivel, impensável pelos seus impactos altamente negativos e que nada tinham a ver com os objectivos para que os terrenos lhe foram oferecidos.Felizmente um grande movimento de opinião liderado pela associação de moradores travou o processo.
Aqueles terrenos foram ,repito,oferecidos, ao Belenenses para instalações destinadas á pratica desportiva e apenas e só para isso.Qualquer outro fim não deveria ser autorizado.

O belenenses tem a zonas das piscinas, que davam lucro se não tivessem constantemente desviado esses lucros para o futebol, num estado miseravel,por sua própria culpa, o Rugby do Belenense, activdade lucrativa é constantemente escorrassado dos campos e tem dificuldades em treinar porque o futebol ocupa tudo, mesmo o que não precisa. O Belenenses não cumpre hoje qualquer função social relevante para a zona,tem sido mal gerido e por muito respeito que tenha pela instituição , tem o fruto do que semeou.

Não são projectos imobiliários que o vão salvar e, mesmo que fossem, eles nunca deveriam ser autorizados numa zona daquelas,que é uma zona histórica relevante para a cidade. Se o Belenenses não tem capacidade para gerir os terrenos que lhe foram oferecidos para um determinado objectivo que os devolva.

Ricardo Peixoto disse...

A. Lourenço não podia concordar mais consigo, faço minhas as suas palavras! O desporto deve ser livre a todas as pessoas e não uma coutada de uns meninos federados. Viveriamos numa sociedade mais feliz e saudável se houvesse uma filosofia desportiva em que promovesse a actividade fisica como lazer e não exclusivamente com fins competitivos. Quanto àqueles que se queixam de tratamento desigual perante outros clubes da cidade, deviam se antes peocupar é se são desiguais perante todos os cidadãos. E se algum dos outros clubes teve abébias urbanísticas da câmara, exemplo do Benfica, e daquele aborto urbanístico à volta que violou N regras do PDM, em nome de interesse Nacional ( euro 2004)isso justifica que outros também o possam fazer!!? Eu quero fazer desporto , tenho que me associar a algum clube!!? Utilizem os terrenos do belenenses como se utilizam os do estádio universitário, caso queiram se armar numa empresa privada têm que ser tanto no lucro como no passivo e património, os terrenos não sao do belenenses , se não têm dinheiro , FALIU, e isto para Benfica Sporting, Atlético, etc, .